Movimento voltado a salvar a orla do 40 do Mocooca e pela pavimentação da PA 430 ganha força


Há alguns anos surgiu o movimento "Filhos da Terra" composto por muitos maracanaenses das regiões do Mocooca e Campo da Mangaba com o propósito de chamar atenção para a necessidade de asfaltamento da rodovia PA 430, que liga a PA 395 à vila do 40 do Mocooca, transformando-se num acesso alternativo e tranquilo para à ilha de Maiadeua-Algodoal.

Em 2019, com a destruição da encosta na vila do 40 e também quando a maré engoliu a primeira rua levando inclusive a árvore que era referência nas selfies chamada carinhosamente de "pauzão" ou "shopping", outro movimento chamado "S.O.S. Mocooca" surgiu e engrossou mais ainda o caldo das reivindicações.
Os movimentos ganharam força, ânimo e apoio. Reunidos em grupos de WhatsApp já se destacam pela persistência.

Na ala política, a vereadora Fernanda (MDB) ingressou com ofício à deputada Michele Begot (PSD) solicitando interferência junto ao governador Helder sobre o assunto e o empresário Geovan Martins - que concorreu recentemente ao cargo de deputado estadual - também articulou junto a deputada federal Elcione. O pastor Júlio Modesto ligado ao senador Zequinha Marinho (PSC) e que já havia conseguido pelo mandato da deputada Julia Marinho uma emenda parlamentar no ano passado, mas não recebeu a devida atenção da Prefeitura Municipal de Maracanã na questão do projeto arquitetônico, porém voltou a acionar o líder para ajudar na causa.

Em outra frente, o presidente do MDB Maracanã, Tinô dos Santos, também encorajou a deputada estadual Paula Gomes (PSD) que num discurso na Alepa tratou do assunto na tribuna.
De forma paliativa, a ativista social e ambiental Mocinha do Rosário, que já presidiu a Resex Maracanã fez parceria com o vereador Guto Santos, na recuperação de pontes de acesso aos pescadores, assim como, a comunidade se uniu e fez mutirão para aliviar a situação.

Na terça(19), na Assembleia Legislativa vários gabinetes foram visitados, entre eles: Nilse Pinheiro (PRB), Junior Hage (PDT), Marinor Brito (PSOL) e Luth Rebelo (PSDB), por uma comissão que tenta sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de investimentos para resolver a situação de calamidade pública na região do Mocooca. Participaram da empreitada junto aos deputados: Júlio Modesto, Geovan Martins, Rejane Galvão, Valdomiro Machado, Humberto Teixeira, vereadora Fernanda (MDB), Mocinha Rosário Aldo Teixeira e Izete Garcia.
No mesmo dia, o jornal televiso do grupo Liberal repercutia a vistoria da Defesa Civil na área de erosão.
Em breve haverá nova reunião do grupo buscando recursos do governo federal para que destinados a Secretaria Estadual de Obras no sentido de construir um caís de arrimo. Já a pavimentação da estrada é uma reivindicação que será encaminhada ao governador do estado, Helder Barbalho





Postar um comentário

5 Comentários

  1. Parabéns Geovan Martins e vereadora Fernanda, sempre Lutando por um Maracanã melhor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns geovan Martins! Parabéns vereadora Fernanda! Exemplos de ousadia , respeito.continuem nessa batalha. juntos vcs serão mais fortes...Que fruta podre do passado não estrague vcs!avante guerreiros!

    ResponderExcluir
  3. Geovan Martins,Esse sim tem vontade de lutar pelo povo.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda minha Vereadora , seja sempre essa mulher forte..continue lutando.. ao lado de pessoas guerreiras ,eo ggeovan e um guerreiro ao seu lado.
    Não deixe o lado podre da família "santos araujo" dica e tinô estregar seu belo trabalho de Vereadora.parabens

    ResponderExcluir
  5. Parabéns geovan martins meu futuro prefeito.E minha qrida vereadora releita 2020 fernanda!

    ResponderExcluir