Orla de Vigia cede e carnaval no município sofrerá alterações. Bombeiros já isolaram a área






Tainá Cavalcante
O Liberal

Um desabamento ocorrido na terça-feira, 26, na orla de Vigia, irá alterar a estrutura do Carnaval no município. Uma parte do barranco, que fica a poucos metros do Espaço Cultural e a menos de um metro da estrutura montada para atender o camarote da festa, desabou no início desta manhã e, em virtude disso, a festividade não contará mais com espaço para camarote. Além disso, haverá o deslocamento da estrutura de palco e do trajeto dos trios elétricos.

De acordo com a Prefeitura de Vigia, as modificações atendem o ordenamento do Corpo de Bombeiros e visa "a segurança da população e brincantes do Carnaval, sendo certo que serão tomadas providências para reconstrução da área".

"A Prefeitura Municipal de Vigia informa que após reunião realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, por recomendação deste, a área será isolada. A Prefeitura deliberou ainda pela desmontagem da estrutura de camarotes, deslocamento da estrutura de palco e redirecionamento do trajeto dos trios elétricos que acompanham os blocos de carnaval" disse o órgão, em nota oficial.

Integrante de um grupo de socorristas do município, Glenda Teixeira denunciou a situação preocupante nesta manhã à Redação Integrada. De acordo com ela, o problema ficou evidente após uma maré alta ocorrida no último domingo, 24, que abalou a estrutura do Espaço Cultural, onde é realizado o carnaval de Vigia.

Rachaduras ficam visíveis na orla (Via WhatsApp)


Orla de Vigia após a maré alta do último domingo (24) (Via WhatsApp)



"Devido a isso, começou a aparecer umas rachaduras bem grandes e era bem visível que aquilo poderia desabar a qualquer momento. No próprio dia, a gente começou a postar em um grupo de Vigia, para que chegasse às autoridades, para que houvesse alguma providência a respeito disso. Após a repercussão, só o que fizeram foi jogar uns cacos de tijolos no local das rachaduras e cobrir com cimento" relata, indignada com a situação. "Eles fizeram essa "maquiagem" ontem, e eu falei que não iria aguentar, porque foi a estrutura que foi abalada. A maré subindo e descendo, leva ainda mais essa estrutura, e foi isso que aconteceu: acordamos hoje com a orla desabando" completa.

Ajustes que foram feitos na última segunda-feira na orla de Vigia (Via WhatsApp)

Para Glenda, que até às 10h30 desta terça-feira não havia recebido nenhum posicionamento dos órgãos públicos, a preocupação era a proximidade do local do desabamento com o corredor da folia. "É uma área muito próxima ao camarote e é visível que pode ocorrer uma tragédia. É só pensar: trio elétrico, ondas sonoras, maré subindo e descendo, muitos foliões. Tudo isso abala a estrutura. Até o domingo do Carnaval, o que iria sobrar? Nada. É uma desgraça anunciada" desabafa.

Ainda segundo a socorrista, "em um intervalo de três dias, ocorreu uma mudança imensa no local, então é uma preocupação geral, visto que Vigia tem um dos maiores carnavais do Estado".

Corpo de Bombeiros isola o entorno da orla que desabou em Vigia de Nazaré
Agência Pará

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará já fez o isolamento preventivo de quase 60 metros da orla na sede do município de Vigia de Nazaré, na região nordeste, onde a força da maré e a chuva intensa provocaram o desmoronamento de cerca de 20 metros, por volta de 8 h desta terça-feira (26). Segundo o tenente-coronel Albuquerque, comandante do 17° Grupamento Bombeiro Militar, as providências já foram tomadas para evitar acidentes com transeuntes, incluindo a retirada das estruturas de camarote, o que acarretará o estreitamento da via pública, mas sem comprometer a segurança dos foliões. A parte do cais de arrimo que cedeu fica em frente à Igreja de Pedra, uma das atrações turísticas do município. 

Durante o desfile carnavalesco, a área em torno do desmoronamento estará isolada com tapumes, sob a fiscalização de agentes da Prefeitura Municipal de Vigia, com apoio da Polícia Militar. O monitoramento do cais de arrimo está a cargo da Secretaria de Infraestrutura, que após o Carnaval executará obra de recuperação permanente do cais.


Agência Pará
Carla R. Cruz

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Logo, logo será a orla de Maracanã, infelizmente devo dizer isso. Espero que o governador Helder possa olhar pelos interiores e que o Pará volte ao trabalho como diz o lema de seu governo. Boa tarde!!!

    ResponderExcluir