Mourão poderá ser o nosso Itamar Franco?

Por Ícaro Gomes
Resultado de imagem para Collor de mello e itamar franco
Collor e Itamar Franco


Fernando Collor de Melo foi o primeiro presidente eleito após o período de regime militar, isso em 1989, assumindo em 90, aos 40 anos, como o presidente mais jovem até hoje do Brasil. Collor era governador de Alagoas e conhecido como o "caçador de marajás". No início do governo, lançou um plano econômico com seu nome, liberou o mercado nacional para as importações e implantou um plano de desestatização. O primeiro grande erro veio quando seu plano mexeu no que há de mais sagrado do brasileiro quando o assunto é economia: a poupança nos bancos.
Bem, os livros de história já contam o resto e Collor renuncia em 92, quando o Congresso Nacional votava o seu Impeachment e assume Itamar Franco, o vice.
O governo de Itamar foi "feijão com arroz" fazendo o básico sem chamar atenção, apesar que houve um grande escândalo: no carnaval uma modelo subiu ao camarote do presidente sem calcinha.

 - Saudades desse tempo em que os escândalos do governo eram assim!

Voltando ao Collor, ele teve muitos laranjas, a figura de Paulo César Farias, já morto, personificou o retrato da corrupção da época. Mas, qual a maior diferença de Collor e o atual presidente?

- Fernando não tinha filhos marmanjos que interferem em tudo e querem mandar mais que o pai.

Eu quase esquecia do Pedro Collor, o irmão que implodiu o governo com denúncias, justamente porque queria participar da algazarra da corrupção. 

E o Mourão? Sim, o vice? Será que ele gosta de carnaval?

* especialista em educação, blogueiro, compositor, ativista político e social.

Postar um comentário

0 Comentários