Maracanã - Muito prazer, Camboinha!


O arquipélago de Algodoal-Maindeua é formada por quatro vilas: Algodoal, Camboinha,
Fortalezinha e Mocooca, todas com suas peculiaridades.

Hoje o BlOg pelas lentes de Sávio Lima retrata a vila de Camboinha na sua paz, onde o tempo passa lentamente e as atividades diárias são variadas. Nas fotos, um pescador artesanal de camarão costurando o "Puçá" - uma armadilha com fios de náilon. A pesca do camarão é a principal fonte de renda na vila, que abriga aproximadamente 400 habitantes.

A vila é simples e muito acolhedora e proporciona uma viagem às raízes culturais de Maiandeua, existindo plantações de mandioca e extrativismo forte com árvores nativas de Bacuri, Mangaba, entre outras espécies. Porém, o camarão é o grande protagonista da renda aliado aos benefícios sociais. Muitas casas ainda são feitas de barro, remetendo às lembranças da época em que a vila prima de Algodoal famosa por suas praias que há 20 anos praticamente todas as moradias eram feitas desse material, mas que com o tempo e o crescimento desordenado, as casas começaram a ser erguidas em alvenaria.

A vila de Camboinha é rústica, transmite muita paz, sossego e é importante como cultura viva do histórico município de Maracanã.

Venha e conheça essa joia de Maiandeua. Conheça Camboinha em Maracanã, no meio da Amazônia.





Da Redação
Com imagens e informações de Sávio Lima*

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Amo Camboinha e seus moradores fui professora ali e aprendi muito também fiz amizades inesquecíveis naquele aprazível lugar

    ResponderExcluir
  2. Lugar muito lindo. O melhor camarão do Brasil

    ResponderExcluir