Início do ano letivo em Maracanã do mesmo jeito: SEM MERENDA ESCOLAR


Já virou tradição no governo da professora Dica Costa, o início do ano letivo sem um pingo de merenda para os estudantes. Nos últimos seis anos, não há registros que o retorno as aulas tenha acontecido com merenda suculenta sendo servida.
O Sintepp de Maracanã se posicionou sobre a situação e publicou em sua páginas nas redes sociais uma carta aberta:

"Falta de merenda: Quebra do município de Maracanã

Ouvimos nos últimos meses a frase: “Assim quebra o município”, em uma referência às alterações do PCCR da educação. Muitos correligionários do governo municipal e muitos vereadores pronunciaram em alto e bom som, para argumentar que alguns direitos dos trabalhadores em educação precisavam ser reduzidos para, “não quebrar o município”.

Porém a pior quebra que um município pode ter é ver seus alunos iniciarem as aulas sem merenda escolar. É de cortar o coração ver nossos alunos perguntarem se não terá merenda e não podermos responder algo que os agradem.

Quebra nossa alma assistir milhares de crianças deste município, passarem 4 horas sem terem uma alimentação escolar. Essa sim é uma quebra. Quebra de confiança, de respeito e de CUIDADO. Quebra de valorização de uma educação de qualidade. Quebra de humanidade.

Nossas crianças antes de serem alunos são seres humanos, que precisam de alimentação no período de quatro horas. Sem essa alimentação, quebra-se a concentração, quebra-se o aprendizado, quebram-se as pernas do conhecimento e do futuro de uma criança. Não é de hoje que a interrupção de merenda ocorre neste município, mas é constante verificarmos nossas crianças deixarem de quebrar o jejum. A merenda custa a chegar, custa muito, e quando chega, não dura 10 dias. Isso é um fato inquestionável.

Os representantes dos professores e servidores de apoio que compõem o Conselho de Alimentação Escolar sempre cobraram providências do presidente deste conselho para que essa situação se resolvesse. No entanto o presidente, que é representante dos pais de alunos, nunca se preocupou em tentar solucionar o problema junto à Secretaria de Educação, para não quebrar o orgulho e confiança ao executivo.

É preciso quebrar a fome de nossos alunos. É preciso quebrar o orgulho e o medo do Poder executivo para enfrentar esse problema de frente. Vereadores que tanto se preocuparam com a quebra do município e aprovaram a redução dos direitos dos servidores da educação, devem agora se preocupar com a quebra da qualidade da educação, que a falta de alimentação escolar irá trazer ao município. 

Nobres edis, vossos filhos tomam café, merendam às 9, almoçam às 12 horas, merendam às 15, jantam as 19...

Este Sindicato pede a compreensão do Poder Executivo, do Poder Legislativo, das demais autoridades e da sociedade em geral, para que não se quebre a sensibilidade de vermos uma criança sem merenda na escola sem que isso não nos incomode, para que isso não passe despercebido. São crianças, são alunos. Não quebremos essa corrente por uma educação de qualidade.'

Sintepp Maracanã.



Postar um comentário

0 Comentários