Governo propõe idade mínima de 60 anos para aposentadoria de professores

Resultado de imagem para nova previdência professores

Há um interesse no Brasil pela reforma da previdências, por vários motivos, mas, principalmente, para acabar com privilégios e fraudes. Segundo alguns economistas e gente do governo, há um grande déficit nas contas, pois o sistema previdenciário estaria recebendo menos do que gasta.
Pois bem, isso não está bem claro. Poucas são as explicações. O sistema previdenciário no Brasil é sustentando por descontos dos trabalhadores na ativa, o governo e as empresas.

Professores e Professoras

É necessário dizer que a regra atual sem idade mínima para aposentadoria deve mudar, entretanto, para quem conhece a vivência de uma escola é humanamente impossível labutar 30 anos contribuindo na previdência e esperar os 60 anos. A escola é dinâmica e o professor a grande luz do conhecimento, porém, levá-lo ao esgotamento será certamente um grande crime.

A proposta apresentada pelo governo pretende unificar em 30 anos o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria de professores e professoras e em 60 anos a idade mínima. Até o momento, o tempo de contribuição previsto em lei para os docentes é de 25 anos para mulheres e de 30 anos para homens.

Aposentadoria de professores

Regra atual
Idade mínima: não há
Tempo de contribuição: 25 anos para mulheres e 30 anos para homens

Regra proposta
Idade mínima: 60 anos para homens e mulheres
Tempo de contribuição: 30 anos para homens e mulheres

Professores da rede pública

A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro também quer alterar as regras de aposentadoria para os professores da rede pública de ensino.
O texto prevê que, além de alcançar idade mínima de 60 anos, para se aposentar os docentes terão que ter 30 anos de contribuição e 10 anos de atuação no serviço público. Também será necessário 5 anos no cargo efetivo.
A regra atual para professores da rede pública de ensino prevê idade mínima de 50 anos para mulheres e 55 anos para homens, com 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo efetivo.

Postar um comentário

0 Comentários