Do outro lado do rio - O perfil da professora Theodósia


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé


PROFESSORA THEODÓSIA

Dona de um legado exemplar para muitos educadores, a professora Theodósia Helena Fonseca da Silva, nasceu em 24 de Abril de 1928, no Município de São João de Pirabas, e chegou à vila da Penha em 1958, quando teve contado com a primeira escola, que nada mais era que uma "cabana". Morou em Maracanã, onde trabalhou por certo período e depois retornou ao Penha como professora, na gestão do prefeito Fenelon Barbosa nos anos 1962-1966, logo após foi transferida para Boa União (também conhecida como Boca da Onça), onde lecionou até 1980, quando foi transferida para o Estado, durante uma década, em especial na escola Dr. Abel de Vasconcelos Chaves, onde foi diretora e professora até na década de 90, com a chegada de sua aposentadoria.

Professora Theodósia, mora na vila da Penha desde 1958. Perguntada sobre seu maior sonho como moradora, ela disse: "gostaria de ver as estradas do Penha asfaltadas, em especial, a rua principal, onde estão as igrejas evangélicas e a católica; como também um mercado de carne e peixe, acabando com o sofrimento de moradores que não sabem para onde o peixe vai; gostaria que houvesse um posto médico com dignidade, dando ao povo trabalhador um bom atendimento e houvesse remédios suficientes, suprindo suas necessidades, pois sem saúde ninguém consegue viver. Esse sonho eu tinha e tenho de ver o Penha em progresso". Para finalizar, perguntamos sobre a política brasileira, veja o que ela disse:

"A política é uma boa, porém a política de hoje deveria ser mais humana, fraterna, ser mais democrática. Que desse ao eleitor o direito de escolher em quem ou não votaria, mas não! Ela pressiona. Nós somos livres, somos cidadãos livres e queremos ser melhores para nossa pátria. contudo, o político é egoísta e vingativo". Para não sair do contexto, perguntamos seu olhar para a educação atual, que finalizou assim:

"A educação está caminhando muito bem, enriquecendo o aprendizado para uma luz do saber, preparando milhões e milhões de jovens para um futuro brilhante e para a esperança de um Brasil melhor. O professor é o ser que não se cansa, de corpo e alma, para semear a semente do saber. Caminhando e levando o estudante a glória do saber e sente-se muito feliz quando vê o êxito de seus alunos”. Concluiu com alegria no olhar.

Atualmente, com saúde debilitada, ela mora com sua neta/filha Karol Tenório e família, desfrutando de bons momentos com ex-alunos e colegas de trabalhos e sua gigante família. É notório o respeito e a satisfação dos moradores por tê-la por perto, e agradecidos por sua contribuição na educação da maioria.

Por Professor Elton junior

Postar um comentário

0 Comentários