Educação em Castanhal vive crise e manifestações dos professores



O Decreto nº 002/2019 do prefeito Pedro Coelho em Castanhal, atrela as gratificações dos professores da rede municipal de ensino à carga horária do concurso, ou seja, 100 horas. Segundo a Prefeitura, a educação encontra-se em crise e sem condições de suportar a folha de pagamento mensal que chega a 10 milhões de reais. Com a decisão, a PMC espera economizar 12 milhões e equilibrar a folha de pagamento.
O categoria de educadores do município contesta o Decreto e recorreu à Câmara Municipal para que reveja a situação. O vereador Rafael Galvão(PSDB) já apresentou uma proposta. E segundo o prefeito Pedrinho (PPS) seis vereadores, incluindo o presidente da Câmara, vereador Júnior da Micos, também apresentaram uma proposta.
Os professores reclamam que perderão entre 25% e 30% de sua atual remuneração, o que causará um impacto financeiro imediato em suas vidas.
O prefeito Pedro Coelho(PPS) é muito mal avaliado pela população de Castanhal. Técnico demais e envolvido em números, pouco realiza em obras e serviços, não conseguindo melhorar sua administração, que vez capengando desde o início em 2017. Por outro lado, sua assessoria mais próxima demonstra pouca intimidade com gestão municipal, o que vem prejudicando os avanços.
Os recursos do Fundeb - considerados no Brasil os maiores volumes da administração - quando bem administrados e complementados com os recursos próprios que a Lei exige, são suficientes para suportar as despesas do sistema educacional, que abriga folha de pagamento, parte do transporte escolar, material de expediente e limpeza, pedagógico e a infraestrutura das escolas.
Mas a gestão de Castanhal não consegue acompanhar as anteriores que não sofreram tantos problemas do tamanho que se apresentam no momento.

Na Câmara Municipal

Os professores ocuparam as galerias do Poder legislativo ontem e aguardam os vereadores votarem as novas propostas que visam derrubar a ação do prefeito, que preferiu usar Decreto em vez de dialogar um projeto que possa atualizar o plano de cargos, carreira e remuneração da educação.

Postar um comentário

0 Comentários