Atentado contra vereadora de Maracanã tem motivação politíca

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Na madrugada do dia 7 de outubro, dia das eleições, um atentado aconteceu na residência da vereadora Fernanda Cristo (MDB) em Maracanã. Uma testemunha relatou que dois elementos usando capuz pularam o muro e atearam fogo no veículo da parlamentar. O alarme disparou e o irmão da vereadora despertou e pediu socorro aos outros que estavam na casa. Foram utilizados dois extintores e muita água para cessar as chamas.

Intenção de matar

Além do veículo da parlamentar, mais dois carros estavam estacionados no quintal e com o combustível dos tanques, a intenção era provocar uma grande explosão que poderia atingir os quartos onde se encontravam crianças e idosos, que também residem na vila residencial.

Perseguição na estrada

A vereadora de imediato, após a debelação das labaredas, procurou juntamente com seu irmão socorro na delegacia de polícia, que fica a dois quarteirões do local, mas foram impedidos por motociclistas vestidos de preto. Um deles sacou uma arma de fogo e outro carona levantou a blusa como para mostrar que estava armado. A vereadora correu de volta para o veículo em que estavam e saiu em disparada pela estrada, sendo perseguida pelas motocicletas até por volta do KM 36.
Os motociclistas tomaram rumo ignorado e a vereadora retornou para a cidade, quando recebeu apoio das Policias Militar e Civil.
O delegado titular Thiago Martins de imediato iniciou a operação na busca dos motociclistas e no retorno de um grupo da estrada, providenciou abordagem, prendendo quatro suspeitos, sendo um deles, o diretor de ensino da Secretaria de Educação, Gerson Miranda, que portava uma pistola 380, já periciada pela polícia.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde o flagrante da arma foi lavrado e outros procedimentos instaurados para a apuração do fato.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

Um dos suspeitos é contumaz em ameaças à parlamentar

Vários testemunhos na cidade dão conta da presença de motoqueiros na madrugada de sexta-feira e sábado em ruas e vilas do município de Maracanã. Outro suspeito que também estava preso, mas pagou fiança e saiu, é conselheiro do CACS Fundeb, Bruno Almeida, contumaz em ataques verbais e ameaças à vereadora Fernanda, durante as sessões na Câmara e nas redes sociais e que farão parte também das ações judiciais providenciadas.
Na delegacia local, consta ofício da vereadora enviado ao Ministério Público, relatando meses atrás as ameaças sofridas na Câmara Municipal pela mesma pessoa. Ainda na delegacia, outro procedimento tramita de autoria da senhora Renata Caroline Carvalho que queixou-se sobre difamação do mesmo Bruno Almeida por meio de redes sociais.
Adicionar legenda
As ameaças à vereadora aumentaram a partir do momento em que foi assinado pela prefeita Dica Araújo um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público garantindo a realização de concurso público na cidade, uma das bandeiras de atuação da parlamentar.

Motivação política

Dos atuais vereadores, somente Fernanda e Marco Aurélio Miranda (PROS) não pertencem à base aliada da prefeita e segundo Fernanda: "as ameaças e intimidações como esse atentado tem um único objetivo de querer calar o mandato que exerço".
Na Câmara Municipal, a vereadora Fernanda tem realizado muitas denúncias da atual gestão, combatividade que tem causado desconforto a gestão municipal.

Investigação

O delegado prendeu suspeitos da perseguição, mas não há provas que são os mesmos que causaram o incêndio com um carote de gasolina no veículo da parlamentar. No momento, a polícia solicitou pericia no veículo e apreendeu celulares para assegurar as investigações. 
O escritório jurídico de Alex Souza, voluntariamente, resolveu assumir o acompanhamento do caso e prepara ações buscando a resolução e punição dos envolvidos.

Repercussão

No mesmo dia, rádios, jornais, TV, blogs noticiaram o fato, que foi o mais grave das eleições 2018 do Pará, já que a explosão do veículo poderia ter vitimado crianças e adultos que se encontravam em quartos próximos aos automóveis.
Felizmente, como o alarme disparou, o socorro aconteceu e o pior foi evitado.

Movimento estranho

Durante o depoimento da vereadora que durou quase três horas na delegacia de polícia, alguns servidores municipais contratados da Prefeitura Municipal estiveram no local, mantendo postura de intimidação para com a vereadora Fernanda Cristo (MDB), mas o delegado não permitiu que o fato continuasse e autorizou que fossem levados para a frente do prédio.
Uma advogada da Prefeitura também esteve no local para a defesa dos suspeitos. Lanches para as pessoas que estavam na frente do prédio foram servidos por pessoas ligadas à prefeita da cidade. 
Todos os presos pagaram fiança e responderão os processos em liberdade.

Solidariedade

Muitas pessoas foram até a residência da vereadora Fernanda e olharam o veículo incendiado no quintal repudiando o fato. Também estiveram na casa em forma de solidariedade o presidente da Cãmara vereador José Casseb; o lider do PR na cidade, Reginaldo Carrera; o líder do MDB, ex-prefeito Tinô dos Santos e os vereadores Guto Santos (MDB) e Marco Aurélio (PROS), que é advogado e acompanhou desde a madrugada a vereadora.
Familiares e amigos estão abalados e providências serão pedidas as autoridades como proteção policial , medidas restritivas contra pessoas contumazes nas ameaças ao mandato da vereadora.
Em algumas postagens de redes sociais, pessoas ligadas ao governo comemoram o atentado e defendem o ato tentando até diminuir o grave fato. 

Postar um comentário

0 Comentários