São Miguel Arcanjo - VAMOS À BOA TERRA


* Por Emanuel Pereira

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé e multidão
Imagem: Pascom Maracanã

O povo de Deus vivencia mais uma festividade a São Miguel, etronizado como padroeiro de Maracanã desde 1757, quando a freguesia conquistou título de vila e passou a se chamar São Miguel de Cintra.
Herança da colonização portuguesa, a religiosidade da família maracanaense é sentida plenamente nos mais variados eventos que acontecem pelos quadrantes da paróquia.
São 261 anos de devoção ao general do exército celeste.
Caminhando para a casa dos 70 (Ah, como eu queria chegar lá), puxo pelo fio da memória e me vejo no largo de São Miguel. 
A bandinha tocando no coreto, carrossel do velho Sombra e o balanço do Pé Fino. Bolos e outros acepipes apregoados pelo arraial. Marreteiros e vendeiros. Aristóteles e a Teonila; tia Honorata, dona Augusta, dona Joaninha e o raspa-raspa do Vicente Pimentel. Entre o espocar do foguete do Zé Lourenço e a zoada da aparelhagem sonora, o badalar do sino anunciando a novena.
No dia 29 - feriado na cidade. Dia de roupa nova, almoço em família. Missa solene, procissão e fogos de artifício. No dia seguinte, a regata de canoas a vela encerrava a festividade do padroeiro.
Tempos que se foram - a modernidade induz o arrefecimento de consideradas tradições, mas a fé do povo maracaense é inabalável e perpétua.
Diagnosticado com fibrose pulmonar, recorri amparo ao Arcanjo Miguel. Sou seu devoto, creio e exalto o seu santo nome.
Espero estar na boa terra no dia 29 - vou reavivar minha fé ao Príncipe Celeste. Queria levar uma lembrança a cada amigo que me leva consigo em suas orações. E veio em forma de canção - um hino ao santo padroeiro. Olhando no calendário, era 19 de setembro, reverenciado pela Igreja Católica como o Dia da Aparição de São Miguel sobre o castelo de Santo Ângelo, nos anos 540 da nossa Era Cristã.
Um presente divino?
Obrigado, Miguel!
Assim seja!

"Cantar, um canto de vitória
Nossa fé, nossa glória
Ao Arcanjo Miguel..."

Postar um comentário

0 Comentários