Diga-se de Passagem - As quentinhas do momento

Resultado de imagem para eleições 2018


Rodada de pesquisas

Será um fim de semana intenso para os candidatos ao governo e senado no estado do Pará, além das agendas concorridas de campanha, haverá encerramento de campo de novas rodadas de pesquisas eleitorais. A TV Liberal divulga na terça a sua pesquisa encomendada junto ao IBOPE.
Com o crescimento de Helder do MDB devido às adesões de vários prefeitos do interior, inclusive alguns do DEM como o Tarrafa de Curuçá, a Neusa de Ulianópolis e Chico Neto de Capanema, a corrida ganha musculatura com possibilidades de resolver a eleição em primeiro turno.

Couto e Wlad no TSE

Mário Couto perdeu o recurso no TRE do Pará, em que pede registro solo de sua candidatura ao Senado. Segundo a maioria dos julgadores, o PP - Partido onde Mário é filiado - fechou questão de coligação majoritária com o MDB de Helder e que só podem ter dois candidatos pela lei eleitoral em vigor: Jáder e Zequinha Marinho. Wldadimir Costa teve o mesmo destino por outros motivos.
Assim, Couto e Wlad recorrem ao TSE para tentar manter candidaturas.
Acho que o barco já encontrou a croa!

Helder em Maracanã I

Quatro correntes políticas estiveram na recepção do candidato do MDB Helder Barbalho na quarta-feira 12, em Maracanã: o atual presidente da legenda Tinô dos Santos; o grupo do candidato a deputado estadual Geovan Martins; a turma mais ligada ao vice Lúcio Vale, capitaneada pelo Reginaldo Carrera e o ex-prefeito Rafael Reis e os aliados da vereadora Fernanda Cristo.
No palanque improvisado no Ypiranga, a disputa entre Tinô e Geovan ficou clara com ambos disputando a atenção de Helder.
Como na eleição de 2018 o aperto de mão e abraço foram substituídos pelas selfies, tendo foto para as redes sociais para todos.

Helder em Maracanã II

Reginaldo Carrera estava bem discreto e abraçou as candidaturas de Cristiano Vale Federal e Dr.Daniel que é do PSDB, mas apoia Helder.
Fernanda foi a única vereadora do município de Maracanã a recepcionar Helder e ir para o palanque no Ypiranga com seu grupo político trabalha os nomes do Priante federal e da Michele Begot para estadual, esposa do único prefeito da região metropolitana que ficou com Helder.

Helder em Maracanã III

Na carreata e na palavra de Helder no Ypiranga só estava presente a vereadora Fernanda, mas após o encontro, o deputado Chicão levou Helder para um breve encontro com o presidente da Câmara, vereador José Casseb, onde abraçou também o ex-vice-prefeito Fernando e ainda alguns vereadores que o aguardavam.
Nada se sabe sobre se houve adesão ou não! Até o momento, todos em silêncio.

 Os novos cursos de Medicina no Pará

O Ministério da Educação divulgou as instituições classificadas para os anunciados cursos de Medicina em Abaetetuba, Bragança, Castanhal e Cametá.
Em Castanhal a disputa será entre o Grupo Anhanguera, com sede em Campinas, e Irep Sociedade de Ensino Superior com faculdades em RO,SP,AM,MG,RN e ES.
Em Abaetetuba mais dois disputam: Uniec Educacional, de Cuiabá, e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto, de Porto Nacional. Na área em Bragança e Cametá, apenas o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto.

O comício do 25

A prefeita Dica de Maracanã, animada com as obras de asfaltamento em ruas de Maracanã realizadas pelo governo do estado, organizou carreata e comício para receber seus indicados o federal Nilson Pinto e a estadual Cilene Couto.
Em vários municípios o asfalto é feito na base do toque de caixa tentando impulsionar a combalida campanha de Márcio Miranda ao governo e que até agora não anunciou se botará os pés na boa terra de Cintra.
Ainda não há data confirmada para a visita de Márcio em Maracanã, mesmo a prefeita sendo aliada.

O bloco do Tinô

Fontes do Blog confirmam que haverá comício também da candidata Paula Gomes (PSD) apoiada pelo ex-prefeito Tinô dos Santos e tem data na agenda para a próxima a outra sexta-feira.
A ideia é fortalecer a vizinha candidata na cidade e outras regiões, já que se principal acesso em Maracanã é a região do outro lado do rio, onde seu irmão prefeito tem muitos serviços prestados.

Os federais

Priante recebe em Maracanã o apoio do grupo do ex-prefeito Tinô e também da turma ligada a vereadora Fernanda Cristo (MDB).
Mas, caladinho, caladinho, o deputado Hélio Leite recebe o apoio dos vereadores Casseb, Guto, Marco Aurélio, Susana e Jean.
Elcione tem o apoio do candidato a deputado estadual Geovan Martins e da Mocinha da Resex; já Cristiano Vale vem apoiado pelo Reginaldo e o ex-prefeito Rafael.

Os espaços políticos

Uma coisa ficou clara na oposição de Maracanã: há união a favor de Helder e caso tivesse ocorrido a mesma estratégia em 2016, seguramente o resultado da eleição seria outro.
Cada grupo político tenta se consolidar na estadual e todos terão seu tamanho e musculatura para pensar em 2020.
Não houve junção entre as quatro corrente de oposição no quesito dos candidatos a deputados, a não ser o federal Priante que recebe apoio do ex-prefeito Tinô e da vereadora Fernanda. Mas, com essa exceção o estadual de cada força política é diferente, demonstrando claramente que nenhum indicativo de aliança no momento acontece.
O jogo completo fica mais para a frente.

Adesões

A politica domina a coluna e notícias a todo momento sobre o pulo de prefeitos: a semana foi boa para Helder que recebeu as adesões dos prefeitos Tarrafa de Curuçá, Neuza de Ulianópolis e Chico Neto de Capanema.
O que há em comum: todos são do DEM, o partido do candidato Márcio Miranda.
Já se fala em boca pequena que em Salinas Paulo Henrique que é do PSDB deve também aderir ao Helder.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. É...essa galera toda está constatando o que é um fato: Helder está fortíssimo e com o chicote afiado! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa. Se o prefeito de Salinas não declarar apoio a Helder, também não faz campanha pro Marcio Miranda.

    ResponderExcluir