Diga-se de Passagem - As quentinhas da eleição

Resultado de imagem para eleições 2018

Em Salinas não houve surpresa

Até a sapa do Caranã tava pensando que o prefeito de Salinas do PSDB, Paulo Henrique Gomes, estaria namorando politicamente com Helder Barbalho ao governo do estado.
Mas, a ida de Márcio Miranda e o governador Jatene na cidade para carreata e comício, desanuviou qualquer resquício de dúvidas.
Já passava das 23 horas, quando a comitiva chegou e foi recepcionada por Paulo Henrique, a candidata Paula Gomes e seu grupo político.
Portanto, sem surpresas!

Os efeitos das eleições 2018

A eleição de 2018 sepulta algumas armas: os cartazes, o carro som e os comícios. A televisão e o rádio também perdem o protagonismo. Tanto que a falta de tempo de TV parece nem ser sentida em algumas candidaturas, incluindo ai Bolsonaro, o candidato do PSL à presidências.
A campanha saiu das ruas e foi para o campo da internet, não de forma tão grande como nos Estados Unidos, mas bem posicionada.
Lula preso, conseguiu adotar a estratégia perfeita até então, esticou sua candidatura até o último dia, para lançar o poste Haddad que cresceu como um foguete saltando de 4% nas pesquisas para 22% em menos de 10 dias, segundo o Ibope.
Pelo andar da carruagem, a não ser que algum fato novo ocorra, os extremos se enfrentarão em segundo turno e Ciro, Marina e Alckmin parece que já ficaram pelo caminho outra vez.

O WhatsApp

Os grupos do aplicativo mais famoso do Brasil assumiu o protagonismo da eleição, assim como o Facebook e o Instagram. Tudo ao vivo, transmissões e fotos.
As chatas reuniões de campanha e de estratégias acontecem agora pelo aplicativo que agilizou a vida de todos, inclusive dos políticos. A velha e boa caminhada começa a perder o sentido.
O slogan de Ficha Limpa não colou em lugar nenhum do Brasil, pois a maioria que o utiliza nunca geriu nada de recursos públicos, ou seja, nem dá pra avaliar se é mesmo um bom gestor dos recursos públicos.

A colcha de retalhos

Os candidatos a deputados estão em todos os lugares. É tudo dividido nos municípios O candidato só consegue vaga se realmente tiver um alcance num cenário regional, conquistando votos em várias cidades.
Até mesmo cidades grandes como Paragominas e Parauapebas - sempre presentes em eleger um deputado local - correm sério risco de não eleger nenhum morador para a Assembleia Legislativa.

Senado

Jáder domina as pesquisas e com o avanço da candidatura de Helder ao governo há forte tendência de sua eleição. A outra vaga tem disputa acirrada: Flexa, Zequinha, Jarbas e coronel Osmar.
Com Mário Couto indeferido até o momento, Osmar que percorre o Pará inteiro corre para se estabelecer como a opção viável ao segundo voto de muitos grupos.
Como estratégia de fortalecimento tem fechado com lideranças importantes do estado e seu crescimento nas pesquisas, anima seus aliados.

Atípica

É a palavra mais usada do momento, já que as campanhas eleitorais tomaram novos rumos, ditados principalmente pelas redes sociais.
O aperto de mão foi substituído pelo selfie e aquela prosa demorada na cozinha regada por um cafezinho agora é pelo aplicativo de mensagens.
Só tem um ator, uma figura que ganhou musculatura: a liderança que mora lá pertinho do eleitor.
Muitos candidatos não entenderam os novos tempos e nem prepararam equipes para a mídia digital e irão amargar grandes decepções.

Ótima semana para todos!


Comentários

  1. Há controvérsias sobre esse apoio do prefeito de Salinas ao candidato do DEM. Nas ruas da cidade não se vê nenhum tipo de movimentação nesse sentido; a propósito, uma parte de MDB - leia-se professor Otávio - está de mãos dadas com os Gomes fazendo campanha casada para a irmã do prefeito, para o deputado Priante e Helder.
    A verdade é que se PH não está apoiando Helder, tampouco está com Marcio Miranda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário