Diga-se de Passagem - As quentinhas da eleição

Resultado de imagem para eleições 2018

Em Salinas não houve surpresa

Até a sapa do Caranã tava pensando que o prefeito de Salinas do PSDB, Paulo Henrique Gomes, estaria namorando politicamente com Helder Barbalho ao governo do estado.
Mas, a ida de Márcio Miranda e o governador Jatene na cidade para carreata e comício, desanuviou qualquer resquício de dúvidas.
Já passava das 23 horas, quando a comitiva chegou e foi recepcionada por Paulo Henrique, a candidata Paula Gomes e seu grupo político.
Portanto, sem surpresas!

Os efeitos das eleições 2018

A eleição de 2018 sepulta algumas armas: os cartazes, o carro som e os comícios. A televisão e o rádio também perdem o protagonismo. Tanto que a falta de tempo de TV parece nem ser sentida em algumas candidaturas, incluindo ai Bolsonaro, o candidato do PSL à presidências.
A campanha saiu das ruas e foi para o campo da internet, não de forma tão grande como nos Estados Unidos, mas bem posicionada.
Lula preso, conseguiu adotar a estratégia perfeita até então, esticou sua candidatura até o último dia, para lançar o poste Haddad que cresceu como um foguete saltando de 4% nas pesquisas para 22% em menos de 10 dias, segundo o Ibope.
Pelo andar da carruagem, a não ser que algum fato novo ocorra, os extremos se enfrentarão em segundo turno e Ciro, Marina e Alckmin parece que já ficaram pelo caminho outra vez.

O WhatsApp

Os grupos do aplicativo mais famoso do Brasil assumiu o protagonismo da eleição, assim como o Facebook e o Instagram. Tudo ao vivo, transmissões e fotos.
As chatas reuniões de campanha e de estratégias acontecem agora pelo aplicativo que agilizou a vida de todos, inclusive dos políticos. A velha e boa caminhada começa a perder o sentido.
O slogan de Ficha Limpa não colou em lugar nenhum do Brasil, pois a maioria que o utiliza nunca geriu nada de recursos públicos, ou seja, nem dá pra avaliar se é mesmo um bom gestor dos recursos públicos.

A colcha de retalhos

Os candidatos a deputados estão em todos os lugares. É tudo dividido nos municípios O candidato só consegue vaga se realmente tiver um alcance num cenário regional, conquistando votos em várias cidades.
Até mesmo cidades grandes como Paragominas e Parauapebas - sempre presentes em eleger um deputado local - correm sério risco de não eleger nenhum morador para a Assembleia Legislativa.

Senado

Jáder domina as pesquisas e com o avanço da candidatura de Helder ao governo há forte tendência de sua eleição. A outra vaga tem disputa acirrada: Flexa, Zequinha, Jarbas e coronel Osmar.
Com Mário Couto indeferido até o momento, Osmar que percorre o Pará inteiro corre para se estabelecer como a opção viável ao segundo voto de muitos grupos.
Como estratégia de fortalecimento tem fechado com lideranças importantes do estado e seu crescimento nas pesquisas, anima seus aliados.

Atípica

É a palavra mais usada do momento, já que as campanhas eleitorais tomaram novos rumos, ditados principalmente pelas redes sociais.
O aperto de mão foi substituído pelo selfie e aquela prosa demorada na cozinha regada por um cafezinho agora é pelo aplicativo de mensagens.
Só tem um ator, uma figura que ganhou musculatura: a liderança que mora lá pertinho do eleitor.
Muitos candidatos não entenderam os novos tempos e nem prepararam equipes para a mídia digital e irão amargar grandes decepções.

Ótima semana para todos!


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Há controvérsias sobre esse apoio do prefeito de Salinas ao candidato do DEM. Nas ruas da cidade não se vê nenhum tipo de movimentação nesse sentido; a propósito, uma parte de MDB - leia-se professor Otávio - está de mãos dadas com os Gomes fazendo campanha casada para a irmã do prefeito, para o deputado Priante e Helder.
    A verdade é que se PH não está apoiando Helder, tampouco está com Marcio Miranda.

    ResponderExcluir