Prefeita, Maracanã e o estado de abandono

Pelo titular do Blog, professor Ícaro Gomes


O mercado e a feira municipal de Maracanã são um retrato muito fiel do modelo de gestão implementado pela professora Dica Araújo em Maracanã. Sem qualquer preparação para um cargo da relevância de prefeita, tornou a administração num show de improvisos e pequenos trabalhos na base da pressão popular.

Professora Dica protagoniza um dos governos mais atrapalhados da região nordeste salgado, sem projeto, sem captação de recursos, sem plano de governo, sem rumo e por fim...atolado até os cabelos na prática do nepotismo. Como fica uma gestão onde a mãe não pode exonerar filho, nem nora, nem sobrinho e muito menos marido?

Diferente de municípios vizinhos, com os recursos da educação menores que Maracanã, como é o caso de Salinas, pouco se vê na melhoria da qualidade do ensino e o plano de revitalização de escolas é muito lento, pois aproxima-se o final do sexto ano de mandato e poucas escolas ganharam reforma completa  e nenhuma unidade nova fora construída.

A área de saúde é a pior: dirigida por seu filho, tornou-se um feudo de corrupção com inúmeras denúncias de desvios do dinheiro público e medicamentos. O rapaz que é forte no governo da mãe constrói no distrito de Icoaraci, em Belém, um fabuloso prédios de kit nets de três pavimentos.

A infraestrutura é pouca e quase nada avançou em seis anos. Problemas graves com o sistema de abastecimento de água que ainda utiliza tubos de amianto e nenhuma gota de água é tratada; o mercado municipal e a feira estão relegados ao abandono e muitos acidentes acontecem, pois o local de embarque e desembarque é de madeira e faz tempo não é reformado.

Na Câmara Municipal, a prefeita voa em céu de brigadeiro, sua oposição conta com dois membros o vereador Marco Aurélio (PSB) e a vereadora Fernanda Cristo (MDB) - a última encabeça a luta por concurso público que há 13 anos não é realizado na cidade, mantendo um número grande de temporários, que têm servido como estratégia eleitoral.

O governo não é ruim, é muito ruim, já que pouco conseguiu em recursos para grandes obras, mesmo estando na base do governo estadual. No ano em que os municípios receberam mais asfalto e emendas, Maracanã sofreu para receber alguns veículos viabilizados a partir da articulação do deputado federal Nilson Pinto, que já foi homem forte do governador, mas caiu de produção, quando lhe retiraram a SEDUC e Jatene resolveu colocá-lo no tucupi. Celso Sabino e Júnior Ferrari são hoje os nomes queridinhos do governador na disputa federal.

O governo da professora Dica não tem muitas expectativas futuras, pois carece de um plano claro e vai tapando buracos na base do empurrão, principalmente da imprensa livre como o Blog que tem sido um guardião dos interesses coletivos de Maracanã e da disposição firme da vereadora Fernanda que leva denúncias na justiça estadual e federal.
Na última semana, o governo do estado enviou técnicos para ver a condição do trapiche municipal no mercado que chegou a um estado de abandono completo. Como é período eleitoral e o candidato do governo patinha em indíces pequenos nas pesquisas, há a expectativa que algo aconteça. Um exemplo vem do programa "Asfalto na Cidade", que fora distribuido para vários prefeitos e prefeitas aliadas, inclusive a prefeita Dica, que recebeu um convênio.
Que dias melhores estejam reservados para Maracanã.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Essa prefeita não tem um pingo de empatia com as pessoas que moram na zona praiana é nem ao menos com os trabalhadores que estão na labuta todos os dias para garantir seus sustentos,por que se tivesse já teria dado um jeitinho brasileiro para resolver essa situação que é um perigo para a população,já aconteceu inúmeros acidente graves nessa ponte, com pessoas inocentes que estavam ali,muitas vezes se deslocando para as suas residências ou até mesmo para seu local de trabalho.

    Dica dura deixa de tá fofocando e mostra trabalho, não espera só das verbas que o jatene manda, todo mundo sabe que tudo que tem no município foi ele quem mandou juntamente com o Temer,e tu só tá embolsando o dinheiro do município ficando rica do dia pra noite tu,Nei,Junior,milhaozinho e a Norinha Eliane.

    ResponderExcluir
  2. Ela asfaltou o bairro da vila nova, mas moradores não são idiota em votar no candidato dela, afinal todos sabem que isso é recurso do governo e é o retorno dos nossos impostos.

    ResponderExcluir
  3. Todos sabem que esse asfalto que essa prefeita está colocando nas ruas foi o já te né que mandou e ela como sempre querendo se da bem em cima das obras do governo.
    Mas o povo é inteligente, e não vota nesses candidato corruptos.

    ResponderExcluir
  4. Sobre pressão a Dica asfaltou o bairro da vila nova.

    ResponderExcluir
  5. Sobre pressão a Dica asfaltou o bairro da vila nova.

    ResponderExcluir