Maracanã - Bairro São Mateus por Elizel

Por Elizel Nascimento


A denominação do bairro São Mateus, em Maracanã, não tem qualquer relação com a devoção ao apóstolo de Jesus.
A origem decorre da presença do Cônego Mateus, - um religioso que missionou na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no século passado, o qual faleceu em dezembro de 1933, sendo sepultado no cemitério público dessa cidade.
Ao chegar à Paróquia, o Cônego Mateus de Almeida, natural de Gôa (antigo império português na Índia), logo comprou um terreno à margem do caminho do “Apeteua”, que o denominou de “Cururuy”.
Para melhorar o acesso de animais no transporte de produtos da roça, o antigo “Caminho do Apeteua” foi “alargado” e passou a ser conhecido como “Caminho do Padre Mateus”, hoje é a rua que limita com o bairro do Jurunas, outrora Valparaiso.
Em 1932, bastante doente, o religioso vendeu o terreno para Atanagildo Flexa(ex-prefeito), e fez um testamento com registro em cartório:
-“Sua casa na rua João Pessoa (Av.Magalhães Barata), em Maracanã, bem como todo o dinheiro depositado no banco Ultramarino, em Belém, deixa para seu sobrinho, também padre, Protázio de Almeida para que divida a seus parentes pobres. E suas alfaias de propriedade particular deixa para a Igreja Matriz em Maracanã. E toda sua herança em Gôa, deixa a seus parentes lá residentes.
Nas imediações desse local já foi instalado um agronegócio, ou “Granja São Mateus” que pertenceu ao ex-deputado Geraldo Palmeira. Depois um comerciante conhecido por “Gó” colocou um nome fantasia na fachada de sua mercearia: “Golândia”- ponto de referência do bairro.
A expansão urbana cresceu e fez o local “esbarrar no mangal”. E o antigo “Caminho do Padre Mateus” está asfaltado numa extensão de 500 metros.
Alguns moradores já especulam que no passado teria sido encontrado uma imagem de São Mateus, à margem do caminho, mas isso não aconteceu.
Faço essa narrativa histórica para que não se deturpam os fatos a exemplo do que aconteceu com o aniversário de Maracanã, pois, em 28 de maio de 1653 o Padre Antônio Vieira (fundador) estava em São Luis do Maranhão.

Postar um comentário

0 Comentários