Mortes de jovem paraense e de blogueira levantam discussão sobre ‘empatia seletiva'



(Foto: Reprodução)


As mortes da blogueira Nara Almeida e da estudante paraense Dielly Santos foram assuntos de um vídeo da youtuber Maíra Medeiros, do canal ‘Nunca Te Pedi Nada’, e que tem causado repercussão nas redes sociais.


No vídeo, Maíra fala sobre ‘empatia seletiva’. É que mesmo depois de mortas, os perfis das jovens nas redes sociais continuam a receber muitos comentários. Só que bem diversos.

Enquanto para Nara as mensagens são positivas, de amor, de carinho, de como ela foi uma guerreira em lutar contra a doença, para Dielly os recados são ataques, montagens de mal gosto e piadas sobre o corpo da adolescente.

A youtuber conta ainda de quando começou a acompanhar a blogueira, muitos internautas elogiavam a forma física de Nara, que desejam ter o mesmo corpo que ela. “E a Nara fala assim: gente! Parem de desejar o corpo de uma pessoa só porque ele é magro. Ela falava que o corpo dela estava daquele jeito porque ela não ingeria nenhum alimento sólido há meses porque a alimentação dela era feita por uma sonda. Vocês estão elogiando uma magreza baseada em doença. Isso não é bacana, não é legal, não é saudável”

Maíra também fala sobre a empatia seletiva, de como as pessoas têm mais compaixão por aquilo que é mais ‘padrão’. Ela dá como exemplo as youtubers magras que falam de assuntos como gordofobia. “Essas meninas mais próximas do padrão usam discursos que foram criados e que foram percebidos por meninas que foram extremamente marginalizadas socialmente. E elas sequer dão o crédito. Quando você não dá o crédito, você não dá visibilidade, você torna essas meninas mais invisíveis ainda”, comentou.


(DOL)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vamos falar de família primeiro...
    Falta de estrutura familiar pode causar inúmeros desvios de caráter. Desde as diversas fobias a: gordos, baixinhos, ruivos, gays, negros, pobres etc etc...
    No entanto, devemos acreditar que todos a partir de um certo momento da vida independente de estrutura seja, familiar, religiosa, econômica etc... Pode sim ter um pensamento crítico a respeito do que é certo ou errado, ou seja,as pessoas que sofrem preconceitos não tem a escolha de não ser daquele jeito e infelizmente os preconceituosos escolhem por pura opção serem desse jeito ... O que ainda causa espanto é que esses seres irracionais se identificam nas redes sociais. Ninguém tem o direito de atacar ninguém, seja por qualquer que seja o motivo, contudo a rede mundial do "esterco compartilhado" a "privada mundial de alienados conectados" acha que tem o direito de dizer o que é certo e o que errado... E o mundo? O mundo ta indo pro buraco , infelizmente esse será o mundo que nossos filhos e netos tem pra herdar... A geração X... Tornou-se a geração XATA que acha que tudo tem que ser do jeito que eles acham certo... Os que se acham no direito de defender a liberdade de expressão que dêem sua cara a tapa... Pois a sociedade atual não perdoa, não ama, não sabe mais o que é o pôr do sol... Pois, fica parada o dia inteiro olhando uma tela sem vida e que será a destruiçao de muitas vidas, contudo não consegue admirar cada momento inesquecível do seu dia... Infelizmente nos emburrecemos as custas de rir da desgraça alheia e conseguimos ainda compartilhar disso, onde quero chegar???
    A sociedade atual está quase perdida... Perdida por tanta liberdade, por tanto desrespeito, por tanta luxúria, por tanta falta do que fazer e excesso de Gygabites para compartilhar seus mundinhos vazios maquiados com aplicativos "sociais" que mais afastam seres vivos de carne e osso com relações de amizades reais do que aproximam seres distantes.

    Nossas escolhas dizem muito do que somos... Se um universo de pessoas ditas normais ataca uma pessoa por causa de qualquer que seja a sua caracteristica física ou psicológica , chegando ao ponto de aquela pessoa pensar em se matar é porque o mundo não tem mais jeito... E não adianta colocar os direitos humanos etc etc que já chegou ao limite... O próprio ser humano se destruirá ... Espero nem estar mais aqui...
    Obrigado pelo espaço

    ResponderExcluir