Já que não consegue combater a violência Jatene lança portaria proibindo tradicionais festas juninas após meia noite




O Governo do Estado, através do Delegacia Geral, resolveu assombrar o “São João” do povo paraense com a Portaria da Meia Noite, ato que impõe o encerramento das festas juninas às 00hs, trazendo prejuízos para os folcloristas, organizadores de quermesses e a população em geral.

A Portaria 060/2018, conhecida como Portaria da Meia Noite, é praticamente uma réplica da Portaria 035/2017, com a novidade assombrosa do limite das festas juninas encerrarem exatamente a meia noite.

Para os amantes das festas juninas, a Portaria da Meia Noite veio para acabar com as tradicionais quermesses, festa populares, principalmente no interior do Pará, uma vez que esse limite de horário deixa de fora grupos de folclore, pois, muitos dos brincantes estudam e as apresentações costumam ocorrer depois das 10h da noite e a limitação imposta os grupos não terão tempo para se apresentarem.

“Isso é um golpe contra o povo, contra nossas tradições juninas, coisa de quem é de elite e só vai em festa chique que acaba às 05 da manhã. Mas para o povo não querem permitir nada”, afirmou um organizado de grupo folclórico que pediu para não ser identificado com medo de represália.

O governado Simão Jatene é conhecido como um homem da noite, aliás, gosta até de cantar, mas parece que só gosta das festas que ele frequenta com seus amigos ricos e poderosos.

Segundo informações feitas à nossa reportagem, essa Portaria com limite até meia noite, foi assinada pelo Governador, devido ao grande índice de violência que impera na Região metropolitana de Belém, com assassinatos quase todos os dias. Essa é uma forma de conter essa onda de violência.

SANTARÉM NÃO CUMPRIRÁ PORTARIA: O prefeito Nélio Aguiar, em entrevista à reportagem do Impacto, disse que o município de Santarém não cumprirá essa Portaria assinada pelo governador Simão Jatene, pois o índice de violência em nossa Município e região diminuiu muito, segundo estatísticas do CPR-1.


“Resolvi que Santarém não vai cumprir essa portaria do Governo do Estado. Nós iremos fazer nossa Portaria aqui pelo Município e vamos autorizar que as quermesses sejam realizadas até às 2 horas da madrugada. Então, todas as festas juninas em Santarém estão garantidas, nós não vamos aplicar a Portaria do Governo do Estado, até porque ele fez a aliança em Belém, e lá é uma coisa e Santarém é outra coisa completamente diferente. A realidade de Belém em termos de violência é totalmente diferente da nossa aqui, uma cidade muito mais tranquila. Jamais vamos prejudicar os grupos folclóricos de Santarém, que inclusive a juventude passa o ano todo ensaiando, se preparando para o grande mês de junho, fazendo uma belíssima festa junina em Santarém. Trata-se de uma festa muito familiar que envolve muito mais as famílias santarenas, várias escolas, praças. Então, é um movimento folclórico muito forte e nós estamos do lado dele e não deixaremos os grupos folclóricos serem prejudicados pela tamanha insegurança e violência em Belém. Não permitiremos isso, por isso estamos fazendo uma Portaria Municipal permitindo que eles possam brincar até às duas da manhã, inclusive articulado com o próprio superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Nelson Silva, e o Município tem esse direito de legislar de forma municipal. Nós não somos obrigados a cumprir uma Portaria Estadual, apenas quando não existe uma regulamentação municipal. Hoje mesmo estaremos assinando, passando assim a existir uma regulação própria e contrária ao que veio lá de cima”, declarou Nélio Aguiar.

O Impacto

Postar um comentário

0 Comentários