Paciente de Maracanã perde consulta no Sarah Kubitschek devido a falta de pagamento do TFD

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Isso é para todo o Brasil!

Porém, nossa amada Maracanã - na gestão da professora Dica e seu filho Júnior Araújo na Saúde - parece que não é do Brasil.
A imagem pode conter: texto

Maracanã não tem quase nenhuma especialidade, encaminhando os pacientes para todos os cantos possíveis.

O CASO CRIS E A REDE SARAH
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Cristina da Conceição Goulart, moradora de Maracanã, sofreu um aneurisma cerebral e perdeu movimentos, necessitando de tratamento contínuo. Há quase um ano, sua mãe Francisca aguardava a chegada da data da viagem para finalmente levar sua filha numa consulta na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na unidade de São Luis do Maranhão.
A expectativa era grande, pois a solicitação é antiga e a partir da primeira consulta havia a esperança de que o tratamento seria duradouro.

...Porém, tudo se tornou desânimo, pois mesmo a própria prefeita municipal tendo garantido pessoalmente à mãe a liberação dos recursos do TFD para as passagens áreas, nada disso foi cumprido e infelizmente a consulta tão esperada foi perdida.

A mãe ainda em desespero tenta remarcar nova data e apela para que a Prefeitura Municipal garanta o que diz a Lei e assegure seus direitos conforme determina o Sistema Único de Saúde no sentido de viabilizar a viagem, já que não há tratamento no município para o caso.

Para completar a situação complicada, até hoje o município não liberou por sua Secretaria de Assistência Social a cadeira de rodas que a paciente necessita.

Prefeita pague o TFD pelo amor de Deus. Amoleça seu coração!


Da Redação
Ícaro Gomes
Imagens: Arquivo de família

Postar um comentário

0 Comentários