O prazer da Leitura

Por Emanuel Pereira

FAZENDO AMIGOS!

Ainda rende estampa o resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quando 309.157 alunos tiraram nota zero na redação.
Lamentos à parte, o remédio que pode prevenir tombos com esse feitio não perde o prazo de validade; chama-se: LER.
Maneira mais antiga e eficiente, até hoje, de adquirir conhecimentos. Sou do tempo em que o aprender era sabatinado pelos mestres com anuência dos pais e, sobretudo através da leitura. Tantas vezes levantei antes do sol nascer, para estudar à luz da lamparina. Monteiro Lobato uma vez disse: "Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê".
Hoje, quase tudo está informatizado - até o saber. A Era Digital trouxe a reboque a preguiça cultural. Poucos procuram um dicionário à cata do significado de uma palavra desconhecida; é só clicar e pronto! Os dicionários de papel vão se tornando obsoletos. Esquecem, talvez, que esses mesmos desaprendem a maneira correta de escrever, enquanto que os responsáveis pela Educação propriamente dita, fazem vista grossa para esses apagões repetitivos. Foram apenas 309.157 redações zeradas.
Não somos contrários a modernidade, ela é necessária e imutável. Mesmo porque, somos aprendizes dessa oficina e as escolas devem ser as grandes incentivadoras para esse despertar cultural.
O ano letivo está começando e a nossa cidade dispõe de uma biblioteca com considerável acervo, obras interessantes de autores renomados. Ler é uma prática que nos leva a uma viagem maravilhosa pelos corredores do conhecimento. Vamos fazer do livro um novo amigo. Exercite esse prazer!
BOM DIA!


"Meus filhos terão computadores, mas antes terão livros; sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever a própria história". (Bill Gates)



Postar um comentário

0 Comentários