O dia em que vi uma Ema...








Por Ícaro Gomes *


Em 2001, fiz uma grande viagem de 20 dias pelo sul e sudeste do Pará ao lado dos primos Urias e Elias Gama. A viagem fazia parte de um projeto do governo federal na área de saneamento.
Numa tarde ensolarada seguimos de carro do município de Santana do Araguaia, no extremo do Pará com Mato Grosso para o distrito de Barreira do Campo, bem na ilharga do maravilhoso rio Araguaia. O percurso era feito em duas horas, mesmo que apenas 51 quilômetros, em função da estrada de chão e perigosas pontes. No caminho fomos surpreendidos por uma ave grande - a Ema - que conduzia seus filhotes no campo. Confesso que foi uma grande emoção presenciar uma ave silvestre solta nos campos protegendo os filhos sem os cercados dos cativeiros.
O blogueiro e o primo Urias, mergulhos de 3 minutos sem necessidade de usar o pulmão

Já era fim de tarde quando finalmente chegamos na vila, mas ainda a tempo de presenciar os botos numa  agradável coreografia de mergulhos na margem do majestoso rio Araguaia.
Logo cedo, eu nem esperei os outros narigudos Urias e Elias - aliás, uma marca de nossa família - e fui logo ao encontro daquele primeiro banho ao lado dos botos no rio, não poderia perder a chance com meu amazônico nariz de mergulhar sozinho levando uns bons minutos de oxigênio.

Contei a história para comemorar a notícia do asfaltamento da rodovia PA 411, que liga a BR 158 até o Porto de Trajano em Barreira do Campo. Finalmente o governo do Estado  compreendeu que nossos irmãos do Sul merecem obras e serviços estruturantes.

Agora meu caro Urias Gama, a viagem não dura mais que 40 minutos, o que significa que quem sabe poderemos fazer uma nova disputa de mergulhos nas águas misteriosas do rio Araguaia.


* Ícaro Gomes é titular do Blog e Especialista em Educação

Postar um comentário

0 Comentários