São Sebastião em Boa Esperança de Maracanã

O PADROEIRO DO CARIPI


Professor Elizel Nascimento *


No antigo cartório da Vila de Boa Esperança do rio Caripi, município de Maracanã, encontramos um manuscrito referente à Ata que registra a primeira reunião para oficializar a diretoria da festividade do padroeiro da localidade, em 15 de janeiro de 1895.
Em outro documento pesquisado está exarado que Serafim das Neves e sua mulher Maria da Luz doaram uma faixa de terra, em 1876, para essa irmandade, que outrora foi chamada de Arapiranga.
Dessa reunião consta que foi eleito o primeiro presidente da festividade do Glorioso São Sebastião de Boa Esperança, senhor Abel Tibério de Miranda, que providenciou a construção de uma capela de barro e palha.
Destacaram-se, ainda, como pessoas influentes no passado dessa comunidade os cidadãos Olímpio da Costa Leite, comerciante que alugou uma casa para o Tesouro do Estado, a fim de funcionar a Escola Elementar da localidade, bem como o professor José Paulo da Costa, que lecionou no vilarejo. 
Em tempo de Intendência, nos primeiros anos de 1900, Boa Esperança surge como Distrito - uma espécie de Sub-Prefeitura, com boa produção agrícola e um trapiche à margem do rio Caripi.
A comunidade é uma das mais antigas de Maracanã, com acesso rodoviário e marítimo, cuja festividade de seu padroeiro vai além do secular, comemorado em 20 de janeiro de cada ano.




* Escritor, romancista, ex-secretário de cultura de Maracanã

Postar um comentário

0 Comentários