MEC lança novo programa de formação de professores


Pré-inscrições abertas para formação de professores da educação básica no Pará




Professores interessados nos cursos de licenciatura e especialização devem fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire, sistema informatizado (Foto: Divulgação/MEC)


Após dois anos sem abrir inscrições para novas turmas, estão abertas as pré-inscrições para os cursos de licenciatura e especialização ofertados pelo Programa de Formação Inicial Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os professores podem fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC, até o dia 1º de dezembro.

“Todos os docentes da educação básica que necessitam de formação em nível de graduação e de especialização podem inscrever-se na Plataforma Freire. Deverão ter em mãos seus documentos de identificação, e-mail e outros documentos que comprovem sua formação e seu vínculo com a educação básica. A Plataforma exigirá o preenchimento de seu currículo com informações detalhadas e, em seguida a escolha pelas opções apresentadas”, explica a coordenadora adjunta do Profic UFPA, professora Josenilda Maués.

Ao acessar a Plataforma Freire, o docente deve preencher o passo a passo de sua inscrição: fornecer os dados pessoais, formação acadêmica e atuação profissional e solicitar vaga, sem escolher um curso específico. Com base nas informações do currículo cadastrado, o sistema fará automaticamente o direcionamento ao curso e enviará um e-mail ao candidato.

Atualmente a UFPA oferta 19 cursos de licenciatura, mas o número de turmas e cursos que serão abertos vai depender da demanda na Plataforma Freire. “A homologação da inscrição será feita pela Secretaria de Educação a que se vincula o docente. Após a homologação das inscrições a Capes apresentará em edital as turmas possíveis de serem constituídas”, explica ainda a coordenação do Profic UFPA.

Com relação a especialização, estão sendo ofertados os cursos de Educação Infantil; Alfabetização, Ensino de Português; Ensino de matemática. A abertura de turma também vai depender da procura dos docentes para os cursos. A previsão é de que os cursos iniciem em 2018 e 2019.

Postar um comentário

0 Comentários