Sala de cirurgia é questionada por profissionais da saúde

Uma foto publicada no Blog da sala de cirurgia e da outra de ultrassom do hospital municipal de Maracanã inaugurada com pompa pela prefeita, o secretário de saúde e o deputado Nilson Pinto no aniversário da cidade, causou frisson nas redes sociaís e grupos de profissionais da saúde. Segundo um médico, em um grupo de aplicativo de mensagens virou até piada.

Nossa postagem é de leigo, já que não entendemos de sala cirurgica, o que sabemos e testemunhamos que Maracanã tem um dos melhores cirurgiões da região, o amigo dr. Brasil, mas quanto a equipamentos e outros procedimentos cabe seguramente ao nosso guia da saúde, o ilustre e reconhecido secretário municipal que poderá responder os questionamentos enviados por diversos profissionais e respaldar o povo que tanto precisa.

Veja as imagens e os questionamentos:


Observe a sala acima de cirurgia

Segundo os profissionais de Saúde que contactaram o Blog:

O piso está irregular, as paredes só foram pintadas e uma sala cirúrgica não é só a mesa cirúrgica.
Falta o respirador, o desfibrilador, o monitor cardíaco, não tem oferta adequada de oxigênio, o descartex encontra-se em lugar irregular, pois não pode ficar no chão.
Para se fazer uma cirurgia, deve no mínimo ter na equipe: um anestesista ( que não é o próprio médico), o médico cirurgião, o médico auxiliar, o circulante de sala e o auxiliar do anestesista.

Qual a regulação das cirurgias eletivas? Quem responde como diretor técnico? Os medicamentos anestésicos, estão na lista de compras da licitação no portal da transparência? Os pacientes recebem a carta do SUS, falando quanto custou a cirurgia?

Agora observe a segunda foto:


Na sala de ultrassom, segundo os profissionais de saúde deveria ter uma cadeira ginecológica para as ultrassonografias transvaginais.


...Com a palavra o Excelentíssimo Senhor Secretário Municipal de Saúde!

Postar um comentário

0 Comentários