Onze municípios são contemplados em programa federal



Estação das Docas, atração de Belém, cidade incluída no projeto de qualificação profissional para o setor de turismo

Foto: Agência Pará

Os municípios de Altamira, Barcarena, Belém, Bragança, Itaituba, Marabá, Oriximiná, Paragominas, Salinópolis, Santarém e Xinguara foram contemplados com vagas para cursos de qualificação profissional do MedioTec, nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, que formará técnicos de nível médio também na área do turismo. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio da Diretoria de Políticas em Turismo (DPOT), demandou os cursos a serem realizados no Pará, com objetivo de atender o mercado local. O Ministério do Turismo (Mtur) aprovou as indicações feitas pelo Estado.

Ao todo, o MTur abrirá 10 mil vagas para estudantes de escolas públicas de 18 estados de todas as regiões brasileiras. Na região Norte, seis estados apresentaram demandas as 1.505 vagas ofertadas pelo MTur. As vagas serão distribuídas entre municípios dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins. A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.

“Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

Agência Pará

Postar um comentário

0 Comentários