Diocese de Castanhal constrói escola de ensino médio técnico




O ano letivo de 2017 em Castanhal, município da região nordeste do Estado, vai contar com o funcionamento da Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio e Artes São Lucas, construída pela Diocese de Castanhal e que tem projeto pedagógico de educação profissionalizante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Convênio integrando essa unidade de ensino à rede pública estadual foi assinado nesta quinta-feira (29) pela secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, e o bispo de Diocese de Castanhal, dom Carlos Verzeletti. O começo das aulas na Escola São Lucas está previsto para março, e deve atender, inicialmente, 300 estudantes.


A secretária de Educação saudou a assinatura do convênio com a Diocese. "Essa parceria contribui com a formação de jovens em Castanhal, e a Seduc sente-se honrada em poder contribuir com essa iniciativa da Diocese que tem a mesma intenção nossa, a de propiciar caminhos positivos para adolescentes a partir da educação", afirmou a secretária Ana Claudia.

A proposta pedagógica para a escola é a implantação gradativa de cursos de Ensino Médio Integrado, Proeja, Subsequente e Concomitante, com foco na conclusão do Ensino Médio regular interligado a cursos técnicos.

Esse processo será viabilizado mediante planejamento e execução que ficará a cargo da Coordenadoria de Educação Profissional da Seduc (COEP), em conjunto com a direção da Escola São Lucas. A coordenadora da COEP, Mari Almeida, informa que já está sendo providenciado o planejamento pedagógico para a implantação de cursos de artes plásticas, educação musical e artes cênicas.

A autorização dos cursos para a escola já é encaminhada pela Seduc junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Nesse processo de ações para o funcionamento da escola, será definida a quantidade de vagas a serem ofertadas em breve para a comunidade para atendimento nessa unidade de ensino.

Cidadania - Dom Carlos Verzeletti não escondeu seu contentamento com o passo concretizado para colocar a Escola São Lucas em funcionamento. "Nós estamos muito contentes de termos assinado esse convênio com a Seduc, e com muitas esperanças, porque nós sonhamos muito essa escola. Temos, assim, o desejo que ela possa alcançar adolescentes excluídos da sociedade e ajudá-los a descobrir os talentos que eles têm e desenvolvê-los", ressaltou.

O bispo de Castanhal afirmou que as artes se configuram em um meio para desenvolver integralmente uma pessoa. "Pela minha experiência, já vi que através das artes nós podemos recuperar jovens em situação de risco, jovens que não se sentem amados e valorizados. Por isso, a questão da autoestima dessas pessoas é fundamental, e queremos colocar a escola em funcionamento com três cursos, de artes plásticas, música e de teatro, para profissionalizar esse público", pontuou dom Carlos Verzeletti.

Construída pela Diocese de Castanhal em quase três anos de trabalho, a Escola São Lucas possui área de 4 mil metros quadrados de área coberta e mais um espaço verde. No primeiro momento, a escola contará com 33 salas de aula e ambientes para o setor administrativo, cozinha e uma grande praça coberta. Também está em construção um auditório que em breve deve ser inaugurado.

A escola tem por meta implementar, progressivamente, cursos de gastronomia, marcenaria e de técnico educador em defesa do meio ambiente.

Por Eduardo Rocha

Postar um comentário

0 Comentários