Com ajuda de submarino, ONG divulga as primeiras fotos dos corais da Amazônia






A ONG Greenpeace divulgou as primeiras imagens subaquáticas já registradas dos corais da Amazônia, uma formação de recifes com 9.500 km² localizada na costa do Amapá, entre o Maranhão e a Guiana Francesa.

Leia também
Praticante de kitsurf na orla da Tapajós, em Santarém

As imagens foram feitas com o uso de um submarino de dois lugares, tripulado pelo piloto John Hocevar, da campanha de Oceanos do Greenpeace EUA, e pelo professor de Biologia Marinha Ronaldo Francini Filho, da Universidade Federal da Paraíba.

Em duas horas de mergulho, eles se depararam com um paredão de carbonato de cálcio a 220 metros de profundidade e a mais de 100 quilômetros da costa brasileira.



No recife, foram observados corais, esponjas e rodolitos (algas calcárias), peixes como o atum e a cioba e peixes herbívoros, o que comprova a presença de algas, apesar da pouca luz do sol que chega até lá.



“Ali existe um ecossistema bem diverso. Em boa parte do recife, o chão é cheio de vida. Estou me sentindo como alguém que volta de outro planeta”, conta Ronaldo.

O mais surpreendente para o cientista foi ver alguns peixes-borboletas que segundo ele, podem ser de uma nova espécie.

Para Thiago Almeida, da campanha de Energia do Greenpeace Brasil, as imagens mostram o que está em risco caso empresas explorem petróleo na região.



“Ainda pouco conhecemos esse ecossistema e um vazamento poderia ser desastroso. Um dos blocos de petróleo está a apenas oito quilômetros do recife. Devemos defender toda a região da bacia da foz do rio Amazonas da ganância corporativa que coloca o lucro à frente do meio ambiente. Os processos de licenciamento ambiental já estão a caminho”, afirma.

De 23 de janeiro a 10 de fevereiro, uma equipe do Greenpeace e de cientistas estará na costa do Amapá, a bordo do maior navio da organização, o Esperanza, para registrar as primeiras imagens deste novo bioma, cuja descoberta foi anunciada ao mundo apenas no ano passado.



A expedição faz parte da campanha “Defenda os Corais da Amazônia”, que pede que as empresas Total e BP cancelem seus planos de explorar petróleo na Foz do Amazonas.

Fonte e fotos Greenpeace

Postar um comentário

0 Comentários