Maracanaenses no sul do Brasil

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, planta, close-up, atividades ao ar livre e natureza
Adria Silva mora, estuda e trabalha em Timbó-SC
Em outros momentos no BlOg, postamos uma série sobre os maracanaenses que migraram para o estado de Santa Catarina. Muitos já voltaram, outros continuam no sul e mais pessoas estão indo com o objetivo de trabalhar e estudar.

"A vida no Sul é totalmente diferente da realidade do Norte, principalmente em termos de cultura, costumes e tradições...", diz Adria Silva, uma jovem maracanaense que migrou no ano passado. O primeiro impacto é a mudança de clima, pois tanto o frio quanto o calor tendem a ser muito intensos.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo
Mariza e Adria
Ao chegarem são bem recebidos por uns, mas a maioria ainda tem muito preconceito com quem vem de fora. Na educação. a excelência na qualidade oportuniza ótimas universidades e o processo seletivo torna-se mais fácil, em função da garantia de mais ofertas de vagas. assim, é possível cursar o ensino superior sem muitas dificuldades.
A imagem pode conter: 3 pessoas, óculos de sol, carro, atividades ao ar livre e close-up
Elson e Adria de Maracanã e Gilzele Pinheiro de Salinas
A maioria dos imigrantes consegue trabalhos nas áreas têxtil (costureiras, revisoras, inspetoras, separadoras, etc...); outros trabalham em restaurantes, bares e pizzarias (garçons, recepcionistas, pizzaiolos e outras funções) . Tem também as oportunidades nos mercados (operador de caixa, repositor, fiscal, entre tantos outros).

A vida diária de trabalho é dificil, então hora do lazer e as belezas do sul maravilha encantam com lindas cachoeiras, praias, jardim botânico. À noite tem barulho sim nas casas de shows, barzinho com música ao vivo. Os nortistas mais caseiros optam por convidar os conterrâneos e oferecer churrasco em suas casas, reunindo amigos nos fins de semana.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, óculos de sol, céu, oceano, nuvem e atividades ao ar livre
Nos passeios
O encontro dos paraenses acontece muito nas casas dos amigos e nas festas paraenses que são realizadas em cidades como Indaial e Brusque. Os maracanaenses estão baseados em maior número nas cidades de Timbó e Blumenau.

Carlos era professor de dança em Maracanã e seguiu para Blumenau com sua namorada Jéssica Viana, moradora do bairro da Campina na mesma cidade. Lá, trabalham e estudam e resolveram oficializar a relação com uma bela solenidade matrimonial. Em Blumenau, a família cresceu e agora chegou a princesa sulista Maria Luiza.
A imagem pode conter: 2 pessoas, flor
Carlos e Jéssica Viana casaram-se em Blumenau


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
A família ganhou a princesa Maria Luiza
Adria Silva, que nos ajudou na construção da postagem nos afirma que "a saudade da família, dos amigos e da terrinha é imensa, mas a internet tem sido fundamental para manter a convivência". Disse também que quando chega alguem de Maracanã, na mala vem as gostosuras do Pará - Açaí, Cupuaçu, camarão seco, farinha, tucupi, peixes...

Bem, nem tudo são maravilhas, muitos retornam sem se acostumar no sul ou mesmo enfrentam problemas na hora de conseguir trabalho.

A imagem pode conter: texto e comida
Ilustração do Perfil Espaço Paraense

Da Redação
Ícaro Gomes
Colaboração: Adria Silva
Imagens: Perfis de rede social Facebook

Postar um comentário

0 Comentários