Pará tem a pior educação do País



(Foto: Elcimar Neves)


A qualidade do ambiente educacional que o Governo do Pará oferece a crianças e jovens é a pior do Brasil. É o que mostra o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que permite comparar índices e rankings da educação de todo o País, agrupando resultados dos indicadores de cada município, incluindo a permanência dos alunos nas escolas. Com escolas sucateadas, sem paredes, com instalações elétricas improvisadas e constantemente invadidas por bandidos, não é de se estranhar que a Educação Pública paraense apresente desempenho tão lamentável.

De acordo com o estudo, o Pará é o último colocado, com índice geral de 3,5, ficando atrás de Estados menores e mais pobres, como Maranhão, Piauí e Amapá (veja tabela). No outro extremo, estão São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, os que obtiveram maior média, com índices de 5,1, 5,0 e 5,0, respectivamente. A avaliação foi feita em 2015.

O IOEB foi criado por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - um dos mais respeitados na área -, e Fabiana de Felicio, ex-diretora do INEP. O principal diferencial do instituto é o aperfeiçoamento do sistema de controle social da educação. O resultado é um ranking que elege os lugares com mais e menos oportunidades em educação básica no País e os que levam o assunto mais a sério. E é justamente nesse ranking que o Pará aparece como último colocado.

VERGONHA

Na 27ª posição entre as unidades da federação, o Pará não conseguiu incluir sequer um município entre os 500 que mais se destacaram no índice que avalia as oportunidades educacionais de crianças e jovens de 0 a 17 anos, considerando todas as redes municipais de ensino (público e privado). É um cenário de vergonha nacional, que se repete quando analisamos a situação de Belém.

Entre as capitais, Belém também ficou em último lugar, com média de 3,5 pontos. Entre as demais cidades que compõem a Região Metropolitana de Belém, a situação também é lastimável: estão todas entre as piores do Brasil. Ananindeua, Benevides e Castanhal, por exemplo, ficaram com nota 3,6. Para efeito de comparação, a cidade mais bem colocada foi Sobral, no interior do Ceará, que recebeu nota 6,9, ou seja, quase o dobro da pontuação de Belém.

Dol

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O simbolo dessa educaçao em Maracana, e a bicha asquerosa e desbocada da caganeira, a falsa educadora e guerreira do mal acha lindo o que ele faz, por isso q ele ganha tao bem

    ResponderExcluir
  2. Tratando se de educaçao a Dicadura e artista e piorar o nivel, sua burra pintura nao educa, salarios baixos, falta de merenda, perseguiçao, isso tudo transforma a educaçao numa merda

    ResponderExcluir