Alunos e professores da UFPA visitam APA Algodoal-Maiandeua





Alunos e professores da turma de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia-PPGEDAM, do Núcleo de Meio Ambiente – NUMA, da Universidade Federal do Pará – UFPA, realizaram visita técnica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal-Maiandeua durante os dias 11, 12 e 13 de maio. A ação teve como objetivo apresentar aos visitantes experiências de uso, apropriação e gestão de recursos naturais desenvolvidos na zona costeira da região Nordeste do estado do Pará.

Os 6 professores e 12 alunos do PPGEDAM/NUMA/UFPA partiram de barco rumo às vilas de Mocooca e Fortalezinha acompanhados pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). Na ocasião, a APA foi apresentada aos visitantes através de um mapa e informações sobre a unidade de conservação.

Durante a visita, foi realizada reunião na Escola Municipal Papa Paulo VI, com a presença da direção e professores da Escola e representantes da vila de Fortalezinha do Conselho Gestor da APA de Algodoal-Maiandeua. Foi realizado um debate e troca de experiências entre os presentes, além da proposta de elaboração de uma agenda de trabalho que pode convergir para ações e projetos que visem à melhoria da relação entre o homem e o meio ambiente.

A viagem também serviu para o planejamento de atividades conjuntas futuras entre a equipe da APA, seus moradores e o Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, que tem o interesse de realizar várias ações nas áreas de Educação Ambiental, Georreferenciamento, Meio Físico e Sociologia.

Ao final da visita, na Vila de Algodoal, foi realizada uma palestra pelo Biólogo da APA intitulado: “A Área de Proteção Ambiental de Algodoal-Maiandeua e sua inserção no Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC”, seguida de debates e visitação a Sede Administrativa da Gerência do Nordeste Paraense do Ideflor-Bio.

A Ilha de Algodoal/Maiandeua é uma Área de Proteção Ambiental, localizada no município de Maracanã/PA, que consiste em uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável, conforme Lei Estadual n°. 5.621/90 de 27 de novembro de 1990. Situada no litoral nordeste do Estado do Pará, na microrregião do Salgado, confronta-se com o Oceano Atlântico ao Norte, o Furo do Mocooca ao Sul, a ria de Maracanã e a Reserva Extrativista Marinha de Maracanã a Leste, bem como a ria de Marapanim a Oeste.

Postar um comentário

0 Comentários