Estudante do Pará vence etapa nacional do Concurso Internacional de Cartas realizado pelos Correios





A vencedora nacional deste ano do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, é do Pará. Laryssa da Silva Pinto (foto), de Oriximiná (cerca de 1800 km de Belém), foi a campeã da 45° edição do concurso. A aluna tem 15 anos e estuda na escola Professor Jonatas Pontes Athias, no primeiro ano do ensino médio. O tema deste ano foi ” Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos “.


Mais de 2.600 escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram do concurso deste ano com 4.419 redações de estudantes de até 15 anos, cerca de 700 redações a mais do que em 2015. Escolhida por uma comissão julgadora com representantes dos Correios, Ministério das Comunicações, Unesco do Brasil e Ministério da Educação, a vencedora da fase nacional receberá R$ 5.000 e troféu, em cerimônia realizada em Brasília. A escola receberá R$ 10.000 e troféu.

A redação de Laryssa da Silva Pinto irá, agora, representar o Brasil na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades e é o 2º país em número de vitórias, atrás apenas da China, com cinco.

Bronze internacional em 2015 – Ano passado, o estudante de Rondônia Leonardo Silva Brito, campeão na etapa nacional, alcançou a 3ª colocação na fase internacional da competição, em uma disputa que envolveu 1,5 milhão de alunos de 65 países. Em 2015, o tema do concurso foi “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”.

Fonte: Zé Dudu

Postar um comentário

0 Comentários