A travessia do prefeito Zé Moura...


A tarde já "meiava" talvez como numa maré vazante quando o corpo do amigo prefeito (1986-1989) de Salinópolis, Zé Moura, não mais resistiu e faleceu na capital do estado, Belém do Pará.

Uma vida com história

Isidoro Pinheiro Barros Filho, o popular "Zé Moura" de Salinas, nasceu na vila de São Bento, quando ainda pertencia à Maracanã. Caboclo trabalhador, ganhou à cidade onde formou seus negócios baseados em posto de combustível, estância, açougues, hotelaria e restaurante. Um grande contador de histórias e estórias, detinha a habilidade para uma boa prosa e assim cultivou muitos amigos em Salinópolis e em toda a região nordeste do Pará.

As amizades eram tantas que foi o primeiro prefeito eleito democraticamente na cidade de Salinas pelo PMDB, conduzindo os destinos da atlântica entre 1986 e 1989. De sua gestão, surgiram os bairros em torno do maçarico e o turismo foi efetivamente tratado pela primeira vez com importância pelo poder público.

Na política construiu grandes laços de amizades e era no seu casarão o pouso certo de importantes lideranças do Pará como Jader Barbalho, os saudosos Hélio Gueiros e Almir Gabriel, entre tantos outros.

Na capital do estado também criou raizes e foi pra lá que juntamente com sua esposa, Mirtes Barros, levou os filhos para formá-los um por um: Beta Mutran é advogada e empresária, Marcelo é o engenheiro, Mourinha - o outro Isidoro - é arquiteto e músico, Andréia é psicológa e o filho mais conhecido na região, Mauro Barros, advogado muito querido e que segue os caminhos políticos do pai.

Amigo de muita gente, Zé Moura manteve de seus negócios, o Hotel Praia Bela - um dos mais charmosos de Salinas  onde trabalhava, conversava e recebia a todos com carinho peculiar. A política nunca saiu de sua mesa de café e nas últimas eleições, sua esposa Mirtes Barros se elegeu a única mulher vereadora de Salinópolis.

O velório acontece na capela do "Recanto da Saudade" e o sepultamento acontecerá amanhã à tarde na capital do estado.

Descanse em paz, companheiro Zé Moura.


Postar um comentário

0 Comentários