Entenda os motivos que levam os jovens para uma nova aventura
![]() |
Os amigos professor Carlos Lima e Jéssica Viana em Blumenau |
O processo atraiu muitas universidades, desenvolveu a educação e a mão de obra local especializou-se ocupando as funções da nova realidade econômica. Bem, mas as funções mais tradicionais como trabalhar no comércio, na indústria têxtil (muito forte aliás!), nas cooperativas de transportes e serviços também precisa de nova mão de obra. Bem ai, entrou nosso povo da região que vai chegando por intermédio de parentes e amigos que estão lá e acomodando-se em novas funções e também ocupando vagas nas faculdades.
![]() |
Kevyn Lorran em Timbó |
Maracanã maltratada
Não há cenário promissor na atualidade no município de Maracanã. A economia vem segurando-se aos trancos e barrancos nos benefícios sociais do INSS e Bolsa Família. A agricultura perdeu o investimento seja do executivo municipal, dos bancos, das agências financiadoras. O comércio sofre com a política de pagamentos da Prefeitura Municipal, que reduziu salários na educação e levou grande parte dos recebimentos de remunerações para o Banco do Brasil em Igarapé-Açu, principalmente temporários.
Lojas fecharam - Paraíba e Mônaco |
Não há geração de renda, não há empregos, não há perspectivas, sobrando para aqueles que ainda tem idade boa aventurar-se um sonho a mais de 3 mil quilômetros de casa.
Bus of dreams
A cada quinze dia, um ônibus sai da cidade de Igarapé-Açu, levando gente da região do salgado paraense com destino à cidade de Brusque, em Santa Catarina. São muitos maracanaenses no meio, levando sonhos e planos e o desejo claro de guardar uma reserva financeira e voltar para sua terra.
O voo da esperança
![]() |
Amigos vão ao aeroporto para as despedidas |
O aeroporto internacional de Val-de-Cans tem sido outro portal de migração para os maracanaenses que embarcam na direção do aeroporto de Navegantes-SC, levando os mesmos sonhos e desejos. Lá na espera outros maracanaenses que já tem endereço fixo, emprego e estão familiarizados com as cidades, prósperas também em turismo, principalmente Blumenau, colonizada por alemães e que detém o título de maior festa da cerveja do Brasil - a Oktoberfest. Nas margens do rio Itajaí-açu, na década de 80 enfrentou uma grande enchente, o que levou os lideres organizarem a festa para ajudar na reconstrução da cidade e tornou-se uma grande tradição.
![]() |
Elson Costa e Adria |
Que o futuro seja melhor!
Outras postagens no Blog sobre o assunto:
http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2015/02/serie-maracanaenses-no-sul-do-pais.html
http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2015/02/serie-maracanaenses-no-sul-do-pais-ii.html
http://blogicarogomes.blogspot.com.br/2015/04/serie-maracanaenses-no-sul-do-pais-iii.html
0 Comentários