Desvendando sobre o caso do tubarão em Salinas: Boto!

Um caso recente e com registro de imagens chamou a atenção para um possível ataque de tubarões à um cardume de peixes menores em Salinas, o que causou rebuliço entre os banhistas. Segundo Bióloga, tratava-se de uma linda família de botos cinzas.


SALINAS "Não é tubarão, é um boto!", diz bióloga após polêmica na internet
Acabou a dúvida que estava assustando banhistas



Foto: Williamarce Souza


A bióloga pontua, ainda, que esta espécie de boto anda sempre em grupo e não apresenta nenhum perigo ao banhista. "O tubarão sim apresenta sinal de perigo. Por outro lado, o 'boto-cinza' não ataca", ponderou. Ainda de acordo com Angélica Rodrigues, o animal pode ter aparecido próximo à praia enquanto caçava.

O boto-cinza tem coloração que pode variar de cinza claro ao escuro, com duas faixas de coloração mais claras na lateral. A região ventral é mais clara que o dorso, variando de cinza claro ao rosa. O comprimento máximo registrado da espécie foi de 2,22 m. Entretanto, é comum animais com até 2,0 m.

A bióloga respondeu a matéria após a polêmica colocada na internet pelo site Informe Salinas sobre um eventual aparecimento de um tubarão na praia do Farol Velho, como é citado abaixo.

TUBARÃO OU BOTO? FOI O QUE ASSUSTOU BANHISTAS QUE ESTAVAM NA PRAIA DO FAROL VELHO EM SALINAS.

visitavam a praia do Farol Velho, em Salinópolis. Segundo relatos de quem estava no local se tratava de um cardume de peixe que estava sendo atacado por uma suposta família de tubarões. Na hora do ocorrido haviam poucas pessoas na praia, mesmo assim foi um desespero para quem tomava banho, relatou Williamarce Souza,que fez o registro de imagens dos possíveis tubarões. Ele ainda relata que os animais tinham entre 2 a 3 metros de comprimentos.

Na hora do ataque aos peixes não havia nenhum salva-vidas para alertar os banhistas sobre o que estava acontecendo e os eventuais perigos da situação. Os turistas não sabendo do que se tratava ficaram com medo e não voltaram ao mar. A Guarnição do Corpo de Bombeiros de Salinópolis não registrou o fato como sendo ataque de tubarões, já que na história da cidade não há registro de tais ataques.

Para o experiente surfista e pescador Ronaldo Nóbrega, não se pode descartar a possibilidade do ataque ser de tubarões ou Botos, já que as fotos e informações repassadas pelos banhistas provavelmente comprovam isso,já que nos mares dessa região há algumas espécies de tubarão,entretanto a maioria vive em águas mais profundas.

Ronaldo ainda esclareceu que é normal o surgimento de Botos nas praias paraense,porém defende que tais mamíferos não apresentam perigo aos banhistas.


(Informe Salinas com informações DOL)

Postar um comentário

0 Comentários