(Foto: Fernando Nobre/Seduc)
“É dever do Estado que tenhamos uma educação digna, qualidade no ensino, bem como a segurança. Nós, enquanto população e cidadãos, temos que fazer valer nossos direitos e não deixar que por mais uma vez aceitemos de tudo o que nos impõe, pois os impostos que nos é cobrado tem, com certeza uma direção, e certamente não está sendo investido na educação”.
A opinião da internauta Irlane de Paula representa o pensamento da maioria dos usuário doDOL, que se posicionaram contra o projeto do governo Jatene de terceirizar a administração das escolas públicas do Estado. Na enquete do portal sobre o assunto, 65.22% se manifestaram contra a medida, enquanto 34.77% se disseram a favor da mudança.
“Terceirizar o sistema de ensino do Estado é assumir que há erros de: gestão, orçamento, infraestrutura, logística,... A quem interessa esse projeto de terceirizar? Retirar verbas do Estado para implementar Rede Privada é certo?” questionou o internauta Paulo Souza.
“Então, quer dizer que se o governo não é capaz e administrar uma verba destinada à educação ele pretende deixar nas mãos da iniciativa privada tal controle? É essa a solução que o sr. Jatene apresenta de melhor para a educação em nosso Estado? Ora, tenha santa paciência!”, completou o internauta Nelson.
Já o internauta Thiago Lopes viu possível mudança como algo positivo. “Acredito que seria muito mais abrangido e amparado o quantitativo de crianças e adultos que não sabem ler e nem escrever. Com isso haveria mais igualdade e intelectos desenvolvidos.”
A opinião é compartilhada por Antônio Pires. “Acho que deveriam ser privatizadas o mais breve possível. A maioria dos professores só reconlhecem seus direitos. Quantos aos deveres, fazem de conta que dão aula. O problema da Educação Pública é: o governo faz de conta que dá verba, o professor faz de conta que dá aula e a maioria dos alunos fazem de conta que estudam.”
(DOL)
1 Comentários
O problema no ensino não é a terceirização. Com a terceirização, a educação tende muito a perder, principalmente, na qualidade do ensino, na remuneração do professores. O estado quer tirar das suas costa a responsabilidade pela educação, dando-nos entender que educação só funciona se for privatizada. Paciência quem pensa assim, anacronicamente.
ResponderExcluir