![]() |
Mestre Pedro e seu Banjo - image - Isaac Loureiro |
No dia 23 de Outubro, quem celebrou 70 anos de uma vida inteira de carimbó, o querido Mestre Pedro "Papo-Fundo", da cidade de Maracanã, uma figura maravilhosa que nos brinda com mais uma primavera entre nós.
Mestre Pedro é dono de um sorriso e de uma disposição incríveis, admirado por todos que amam a cultura popular. Pescador artesanal, banjista, tirador de caranguejo, compositor e cantador de carimbó, agricultor, rezador de ladainha, cantador de folia e de cordão, são muitas as lindas tradições de sua comunidade que ele preserva com sua simplicidade e talento natos.
Mestre Pedro diz que aprendeu tudo com o pai, com quem iniciou a trajetória cultural quando ainda era um meninote. Agora se preocupa em ensinar o que sabe às crianças e jovens de Maracanã, pra que essa cultura tradicional tenha continuidade. Foi com esse objetivo que ele contribuiu na formação do grupo mirim "Tio Milico", na Vila de Fortalezinha, Ilha de Maiandeua, um projeto liderado pelo seu amigo e aprendiz Manoel Teixeira, o Preto, que rendeu uma rica experiência de transmissão de saberes entre gerações.
![]() |
Mestre Pedro e o saudoso mestre Roque com as crianças do "Tio Milico"(Foto: Isaac Loureiro) |
Hoje já aposentado e mesmo enfrentando alguns problemas de saúde, Mestre Pedro não desanima de seus ofícios e continua tocando carimbó, pescando e, quando tem oportunidade, "namorando um pouquinho", conta entre um riso e outro. Em dezembro já tem compromisso certo: conduzir a centenária Folia de São Benedito pelas ruas de Maracanã ao som de sua voz e de seu banjo inseparável, uma alegria e devoção da qual não abre mão.
![]() |
São Benedito e seu devoto - Imagem: Catarina Ribeiro |
Parabéns Mestre Pedro! Vida longa e muita saúde pro senhor continuar nos encantando com sua cantoria, alegria e poesia.
Fonte: Carimbó de São-Benedito
0 Comentários