Surgida a partir das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Arquivo do Blog |
Manifestações como: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc. Na região do salgado paraense, tradições como quadrilhas juninas, cordões de pássaros, bois bumbás e outros mantêm-se vivas, mesmo não recebendo o incentivo devido.
Em Maracanã, as tradições não recebem mais o valor devido e definido no orçamento anual, ficando mendigando dinheiro em comércios e simpatizantes. No orçamento é estabelecido o recurso da subvenção cultural justamente para manter perenes as tradições populares.
Nas redes sociaís, uma das maiores quadrilhas juninas da cidade de Maracanã reclamou publicamente do abandono cultural.
A esperança agora é que providências sejam tomadas, já que só tem funcionado a reboque do Blog.

Raça Junina
5 h ·
Ai que saudades que tenho
Das noites de São João...
Infelizmente a quadrilha Raça Junina estará mais um ano ausente das quadras juninas... Morreu a cultura de Maracanã
—

Descurtir · Comentar · Compartilhar
Você, Ellen Carolina e Mara Lima
4 Comentários
Infelizmente não foi só a cultura que morreu em Maracanã... quase tudo...
ResponderExcluiresse nojento desse secretário é só PAVULAGEM e mais nada , o que esperar de cultura de um mobralino , a única coisa que ele sabe fazer é enganar as crianças de Fortalezinha , ensinando as crianças a fazerem maracá de cabaça do mato e ele diz para a prefeita "RAINHA DA MARACUTAIA", que o valor do projeto cuata DEZ MIL REAIS, isso mesmo DEZ MIL REAIS , e prá completar os DEZ MIL REAIS sumiu ao som dos MARACÁS.
ExcluirQUASE TUDO MESMO NÃO FOSSE O ESFORÇOS E A LUTA DE MINHA AMIGA QUE LEVA ÁS RUAS O BOIZINHO ESTRELA DA LUARA , PARA ALEGRAR AS CRIANÇAS E NÓS ADULTOS TAMBÉM , VOCES NEM IMAGINAM COMO EU FICO FELIZ AO VER O BOIZINHO DANÇANDO NAS RUAS QUE ME FAZ LEMBRAR O TEMPO EM QUE A CULTURA MARACANAENSE ERA VIVA ERA VIVA , ERA NAQUELE QUANDO EU ERA MOLEQUE E QUE ANDÁMOS ATRÁS DE BRINCADEIRAS DE BOIS , PÁSSAROS , TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS , PARABENIZO MINHA AMIGA E ESTE ANO JÁ ESTOU ESPERANDO O BOIZINHO ESTRELA DA LUARA PASSAR EM FRENTE DE CASA , VENDO AS CRIANÇAS CANTAREM : NÃO ACABEM NOSSA CULTURA , POIS É ISSO QUE DEUS NÃO QUER.
ResponderExcluirmas era uns dos 45 projeto da prefeita que não ia acabar eu vou bater uma foto e mostra a cartilha dos 45 projeto da prefeitinha dica. mas quem ama cuida.esse secretario de cultura quando não ela nada falava que não tinha apoio pra leva a cultura do nosso município para outro estado agora que ele é secretario não faz nada.
ResponderExcluir