O pesquisador que tem acertado todas no Pará


Pesquisa aponta vitória de Helder no 1º turno







A vantagem do candidato Helder Barbalho sobre seu oponente Simão Jatene, na disputa pelo governo do Pará, se mantém a uma semana da eleição, segundo revela a nova pesquisa do IVeiga Consultoria e Pesquisa Ltda. Caso a eleição fosse hoje, na pesquisa espontânea, Helder teria 38,7% dos votos, enquanto Jatene, 34%. Uma diferença de 4,7 pontos percentuais. Na pesquisa estimulada, o resultado foi de 42,9% para Helder e 38,6% para Jatene,
com diferença de 4,3 pontos a favor do candidato do PMDB.
A projeção, tanto na espontânea, quanto na estimulada, dá a vitória a Helder ainda no primeiro turno, já que a soma das intenções de voto dos outros concorrentes ao governo não cobre a diferença de Helder para Jatene. Em um segundo turno entre Helder e Jatene, o resultado aponta 42,6% para o peemedebista, e 39,4% para o candidato do PSDB.
A pesquisa do IVeiga foi realizada entre os dias 22 e 26 de setembro, com 1.200 eleitores de 36 municípios paraenses, com intervalo de confiança de 95% e aferição proporcional ao número de eleitores por local de votação, agrupados por distritos administrativos e bairros. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Para governador, deputados e senador, a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem o número PA 00034/2014.

Quarta rodada de pesquisas confirma a liderança de Helder sobre Jatene. Diferença agora é de 4,3 pontos na estimulada
Os números dos demais candidatos, na pesquisa espontânea, foram os seguintes: Elton Braga, 0,3%; Marco Antonio, 0,1%; Marco Carrera, 0,3%; e Zé Carlos, 0,8%. Os votos brancos e nulos somaram 6,1%, enquanto 19,8% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre suas preferências. O nome do candidato Marco Antonio (PCB) aparece na pesquisa, porque ele ainda estava na disputa, o que já não acontece por decisão da Justiça Eleitoral. O candidato ainda aguarda o resultado de um recurso para retornar à disputa. O resultado da pesquisa estimulada aponta o seguinte resultado para os demais candidatos: Elton Braga, 0,4%; Marco Antonio, 0,1%; Marco Carrera, 0,5%; e Zé Carlos, 1,2%. Brancos e nulos, 5,3%. Os que não souberam ou não opinaram, 11,1%.
Para o Senado, aumentou a vantagem do candidato Paulo Rocha (PT) sobre os demais concorrentes. Rocha aparece com 21,8%, contra 13% de Jefferson Lima, e 12,4% de Mário Couto. O candidato Duciomar Costa tem 3,2%, e Helenilson Pontes, 2,8%. Os outros candidatos não alcançaram 1%, individualmente. Votos brancos e nulos, 7,2%; não souberam ou não quiseram opinar, 37,4%.
QUEM É
PERFIL DO PESQUISADOR
Professor de ciência política da Universidade Federal do Pará, de onde também são oriundos os pesquisadores que com ele há anos trabalham em aferições de intenção de votos, além de especialista em resultados de eleições, o diretor Edir Veiga explica que nas últimas disputas estaduais, para o governo e prefeitura de Belém, o índice de acerto foi total. Veiga observa que “com nossos números, que Ana Júlia ia perder a eleição, assim como acertamos na eleição do prefeito Zenaldo Coutinho”.
(Diário do Pará)

Postar um comentário

0 Comentários