Após três meses, mistério sobre o voo MH370 continua
Ontem (08) completou três meses que o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu sem deixar vestígios, na rota Kuala Lumpur/Pequim, com 239 pessoas a bordo.
Os parentes das vítimas, constatando o desinteresse da imprensa e o arrefecimento iniciais das buscas, resolverem lançar, ontem, uma campanha para arrecadar US$ 5 milhões com o objetivo de recompensar pessoas que forneçam informações que permitam resolver o mistério.
As doações podem ser feitas através da página da campanha “Reward MH370”, no Indiego, que já arrecadou até o momento desta postagem, US$ 4,3 mil.
Abaixo algumas das teorias (baseadas no infográfico elaborado por Mayara Moraes, para o portal Terra) que tentam explicar o mistério do MH370:
1. Atentado terrorista
1.Se descobriu que o piloto fez uma manobra não prevista e não comunicada aos controladores de tráfego aéreo.
2.Cinco passageiros fizeram check-in, mas não embarcaram.
3.Familiares de passageiros afirmam que, mesmo três dias após a acidente, os celulares das vítimas continuaram a dar sinal de chamada.
2. Derrubado propositalmente por forças de um governo
A medida teria sido adotada para evitar uma tragédia como a de 11 de setembro, nos Estados Unidos.
Segundo especialistas ouvidos pela jornalista, a teoria de que o avião tenha sido sequestrado por terroristas que planejavam lançá-lo contra um alvo sensível é plausível.
3. Vítima de exercícios militares entre americanos e tailandeses
"Flight MH-370 - the Mystery" ("Voo MH-370 - o mistério", em tradução livre), escrito pelo jornalista e escritor anglo-americano Nigel Cawthorne, afirma que o acidente foi encoberto e que inclusive foram fornecidos dados confusos para desviar a busca da aeronave para locais errados.
Ainda de acordo com a agência, o escritor especula que a caixa-preta pode ter sido lançada na costa da Austrália para confundir as equipes de busca.
4. Passageiros vivos no Afeganistão
Segundo a fonte ouvida, especialistas que estavam no voo seriam utilizados nas negociações com o governo americano ou chinês.
5. Abdução ou vórtices
Os que defendem essa fantasia afirmam a existência de vórtices de espaço-tempo, cujos efeitos seriam semelhantes aos buracos negros, mas que são encontrados na Terra. Tais vórtices estariam localizados no Oceano Atlântico Sul.
0 Comentários