II Chamado da Floresta, Melgaço, Amazônia


Extrativistas da região Amazônica estiveram reunidos nos dias 28 e 29 passado, na Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, município de Melgaço, Arquipélago do Marajó (PA), na II edição do Chamado da Floresta. O evento, organizado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), tem como objetivo articular, debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas florestas.

O Chamado da Floresta é o maior espaço de discussão política e mobilização social do movimento extrativista da Amazônia e do Brasil. Temas como direitos humanos, garantia dos territórios de uso coletivo e moradia digna, também são discutidos no Encontro.

A Fundação Banco do Brasil é parceira do evento, que este ano reuniu trabalhadores organizados em associações, cooperativas e sindicatos, que defendem e vivem da floresta e de seus recursos naturais. Além das lideranças extrativistas, prefeitos da região amazônica, parlamentares, o evento conta também com as presenças de diversos líderes do Governo Federal como os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, do Planejamento, Miriam Belchior e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
De Maracanã, vários integrantes da direção da Reserva Extrativista sob o comando da presidente Mocinha participaram do evento que ainda contou com a presença da prefeita Dica Costa (PSDB).

Imagens: Ivaneide Cardoso





Vereadora Rosilda (PTB-Maracanã) em sua fala
 


Mocinha e a pedagoga Ivaneide Cardoso


O engenheiro civil Osvaldo Cristo do programa PNHR


A prefeita Consuelo Castro, de Ponta de Pedras, Ilha do Marajó


A caravana de Maracanã com lideranças do Mocooca, Fortalezinha, 4 Bocas e cidade

A prefeita de Maracanã, Dica Costa (PSDB)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Aquele senhor de óculos escuros, braços cruzados, o que ele estaria fazendo ali? Com certeza sua presença foi de uma importância tamanha em Melgaço. Só se foi pra ser o grande cão de guarda da prefeita.

    ResponderExcluir