Bebê de 11 meses morre em hospital de Tucuruí (Foto: Wellington Hugles/Diário do Pará)
Um bebê de onze meses morreu na tarde de quarta-feira (25), no Hospital Regional de Tucuruí (HRT), no sudeste paraense.
A criança deu entrada no hospital às 19h de segunda-feira (23), com um quadro de complicações no sistema respiratório. Em seguida, foi internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Segundo os médicos plantonistas, todos os procedimentos necessários foram feitos. Porém, a falta do equipamento para realizar o exame de broncoscopia - que permite através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório -, dificultou o processo e a criança não resistiu.
Segundo Domingos Gomes Aguiar, pai da criança, sua filha teria engolido há alguns dias um grão de milho. Kelly Rodrigues, mãe da criança, observou que a filha estava com dificuldades para respirar e, incialmente procurou o posto de saúde do município de Pacajá, onde moram. Mas, os pais da criança foram orientados a seguirem para Tucuruí, referência no atendimento de média e alta complexidade.
“Infelizmente a vida não tem valor para os nossos governantes. Quero agradecer aos funcionários do hospital que fizeram de tudo para salvar a vida de minha filha, mas só porque somos pobres, não tivemos direito de ter a liberação de um avião UTI para levar minha filha, que já estava entubada, para Belém, se isso tivesse sido feito no momento em que as médicas requisitaram, hoje minha filha poderia estar viva entre nós”, desabafou o pai da criança.
A criança foi enterrada na tarde desta quinta-feira (26), no cemitério público de Pacajá. Investigações deverão apurar as causas que levaram a morte do bebê.
O DOL entrou em contato com a Sespa, através de e-mail, e aguarda posicionamento.
(DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará)
0 Comentários