O fim das festas na cidade



Para muitos o fim da diversão e para outros, o incio da tranquilidade. Entretanto, quando o assunto passa a ser visto num prisma econômico, a situação fica nada agradável, atenuando ainda mais a grave crise que enfrenta o comercio de Maracanã. Nos eventos alusivos ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré no município, a economia sofreu bastante, pois vendedores informais, festeiros e prestadores de serviços não conseguiram obter rendimentos auferidos em outros momentos.

Mesmo com a nova estrada, os visitantes não vieram em grande numero e um dos fatores acusados por vendedores ambulantes foi o fato da falta de festas na cidade, já que quando realizadas no interior o movimento cai bastante em razão da falta de transporte para a grande maioria do povo. Muitos "passeios" em ônibus são atraídos devido as festas e festivais esportivos.

Segundo informações de um vendedor ambulante que preferiu não se identificar, a atual gestão do município prepara um projeto para colocar fim definitivamente as festas nas cidades, mesmo se as sedes de clubes se adaptarem as regras para um bom funcionamento. O projeto já estaria sendo gestado para ser encaminhado a apreciação na Camara Municipal de Vereadores.

Proprietarios de bares e restaurantes, ambulantes, promotores de eventos, amigos da cidade - segundo a nossa fonte - estão se organizando e prometem muito barulho em manifest ações para evitar a paralisação definitiva das festas. Os organizadores do movimento estão levantando dados econômicos para demonstrar que a cidade perde muito com os impedimentos. No ano passado, as festas com o Super Pop e Rubi saudade atraíram mais de 5 mil pessoas, movimentando a economia informal e também gerando lucros para bares, restaurantes e similares. Agora em 2013, com festas na estrada, os eventos registraram pouco mais de 2 mil pessoas nos dois eventos.
A discussão promete muito pano para as mangas. Vamos acompanhar!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. É ENQUANTO A PREFEITA ACABA COM AS FESTAS O VEREADOR GEOVAN ESTÁ CRESCENDO CADA VEZ MAIS, E TEM MAIS ELA DISSE QUE NÃO TINHA NADA HAVER COM A PROIBIÇÃO DAS FESTAS NO SÁBADO DOC ÍRIO, MAS NO FINAL DO CÍRIO O PADRE DESMASCAROU ELA, AGRADECENDO A ELA PELO FATO HISTÓRICO NA CIDADE POR NÃO TER ACONTECIDO AS FESTAS NA CIDADE. BONITO EM PREFEITA AGORA O POVO SABE QUE A SENHORA É DE DUAS CARAS.
    SE EU FOSSE UM PROMOLTER EU IA MOSTRAR PRA ESSA PREFEITA COM ESSE PADRE SE TERIA OU NÃO FESTA NA CIDADE.
    A SECRETARIA DE CULTURA NÃO FAZ NADA DE CULTURA, POR QUE A CULTURA HOJE EM MARACANÃ É SÓ CARIMBÓ, A PREFEITA DICA COLOCOU O PRETO ERRADO NA SECRETARIA DE CULTURA, ERA PRA ELA TER COLICADO O PRETO PROMOLTER, QUE TRABALHA NA SEMED. ESSE É O CARA EM FAZER FESTA NA REGIÃO.....
    SECRETÁRIO DE CULTURA PEÇA AJUDA AO PRETO PROMOLTER PARA VCS FAZEREM UMA COISA QUE PRESTE NA VIRADA DE ANO, SERÁ QUE VAI TER NÉ. POR QUE CONCERTEZA VCS VÃO TUDO EMBORA PRA ALGODOAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. risos.interessante muito interessante..não sou muito fã de festa mas não concordo com proibições de festa na cidade mas em relação ao círio de Maracanã,o círio é uma festa da igreja católica e igreja tem todo direito de não querer que tenha festa,não entendo o porque não respeitam essa decisão!!!sua arrogância eu ia mostra pra essa prefeita e pra esse padre diz muito a seu respeito.

      Excluir
  2. REALMENTE MARACANÃ , TYERRA DO CARANGOLA .PROCUREI UM CASQUINHO DE CARANGOLA PRÁ SABOREAR NO CÍRIO , OS DONOS DE RESTAUANTES NEM SABIAM COMO FAZER , IMAGINEM VENDER , É UMA PURA DAS GRANDES SACANAGENS, EIS O MEU PROTESTOS , VOCES DONOS DE RESTAURENTES VENDAM PELO MEOS O BÁSICO.

    ResponderExcluir
  3. QUER DIZER QUE NÃO DEU GENTE NA CIDADE??? MAS QUE MENTIRA DESCARADA! O CÍRIO FOI UM SUCESSO DE PÚBLICO, NUNCA TINHA DADO TANTA GENTE COMO NESTE ANO. TÁ MUITO CLARO QUE NINGUÉM, NENHUMA AUTORIDADE QUER QUE ACABEM AS FESTAS. AS FESTAS NÃO VÃO PARAR E NEM DEVEM, MAS DEVEM ACONTECER NO MOMENTO CERTO E NO LUGAR CERTO. TEM QUE SABER SEPARAR E JA PASSOU DA HORA!

    ResponderExcluir
  4. DEU GENTE SIM, MAS NÃO O ESPERADO E TEM MAIS NÃO SUPEROU OS VISTANTES DO ANO PASSADO, E A ECONOMIA LOCAL ENFRAQUECEU MAIS AINDA. AGORA ESTÁ BEM CLARO QUE O QUE CHAMA AS PESSOAS PARA NOSSA CIDADE NÃO É O CÍRIO EM SI, E SIM AS ATRAÇÕES, SÓ NÃO DEU MENAS GENTE POR QUE TEVE UMA BANDA DE RENOME NACIONAL CATÓLICA SE NÃO TAVA DIFICÍL DAR GENTE DE FORA NA NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  5. A PREFEITA JA ESTÁ ELABORANDO JUNTO COM A SUA EQUIPE UM PROJETO, PARA QUE SE TORNE LEI MUNICIPAL A NÃO REALIZAÇÃO DAS FESTAS NA CIDADE E NA ESTRADA, NA VÉSPERA DO CÍRIO E AÍ SÓ VAI DEPENDER DESSES VEREADORES SAFADOS QUE SÓ FAZEM O QUE ELA QUER, VEREADOR LINDO CADÊ A GARGANTA QUE VC TINHA NA GESTÃO PASSADA TAMBÉM PUDERA O MARIDO DA SUA IRMÃ QUEM NEM É DE MARACANÃ GANHA COMO ACESSOR DA PREFEITURA R$ 1.600,00 SEM AO MENOS VIM NA CIDADE, VEREADOR JESUS CRITIQUE A PREFEITA COMO O SR. CRITICAVA ANTES, DENEGRIA A IMAGEM DELA MAS COMO O SR. VAI FALAR NÉ ELA EMPREGOU A ROSANGELA COMO PEDAGOGA NA AÇÃO SOCIAL SEM AO MENOS SABER E SE QUER FAZER ALGUMA COISA, OS SEUS FILHOS GANHAM DA PREFEITURA COMO SEMPRE SEM FAZER NADA. ZÉ CASSEB COMO A PREFEITA O CHAMA, FALE ALGUMA COISA, MAS TAMBÉM COMO ELE VAI FALAR QUE ELE É DOMINADO PELA FERNANDA QUE TUDO QUE O PADRE DIZ ELA ACEITA, O SR. VEREADOR FOI UM DOS QUE NÃO QUIZ QUE HOUVESSE FESTA NA CIDADE VÉSPERA DO CÍRIO..... BANDO DE CORRUPTOS, EM TEMPO DE ELEIÇÃO SOBEM NO PALAQUE E DIZEM QUE VÃO DEFENDER OS DIREITOS DO POVO, LUTANDO PELO LAZER, EDUCAÇÃO, SAÚDE. MAS NA VERDADE SÓ PENSAM NAS FAMILIAS DE VCS.

    ResponderExcluir
  6. Queremos a folha de pagamento do funcionalismo municipal o mais rápido possível. Brincadeira esses vereadores, em! Esta é a prefeita que compra tudo.

    ResponderExcluir
  7. As pessoas deveriam se preocupar com a festa espiritual que é o cirio e nao com festas carnais que so visam a obtencao de lucro por uma minoria, isso e uma vergonha e uma discussao imbecil que so mostra a ignorancia do povo

    ResponderExcluir
  8. Desculpe-me caro Ícaro, mas esse ano o círio serviu pra mostrar que grande parte dos turistas chagam em maracanã só pra se divertir! O que a atual prefeita propôs, foi que o Círio em si, se tornasse uma grande manifestação de fé, e não de "baladeiros" que só querem se divertir. Sua critica foi infeliz. Não moro em Maracanã, mas amo essa cidade e admiro essa atitude da Profª Dica. Fui ao círio, achei de grande emoção! E a questão das festas? desnecessárias neste períodos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo de 28/11 21.01, eu não fiz comentário sobpre a atitude, trata-se de uma postagem que demonstra o abalo na economia que o municipio sofreu durante os eventos do Cirio. Não me cabe julgar se está certo ou errado existir festas profanas no periodo do Círio, entretanto, nossa cidade precisa discutir já que depende de poucas rendas e nosso povo tem dificuldades para sobreviver...

      Excluir
    2. risos..piada!!!!! temos dificuldades sim não só nosso município mas no nosso pais,e não se trata de elogiar a prefeita essa atitude não partiu dela quem esta parabéns são todos aqueles que respeitarão atitude da igreja católica!!!tem o ano todo pra se fazer festa e tem outros meio de trazer recursos e progresso pro município não tem nada que se discutir a festa de ato religioso de fé tem que se respeita e ponto final!!!! Renata Soraia

      Excluir
  9. esse si foi um círio muito lindo bastante gente. mas em termo de economia foi muito pouco. eu sô moto taxista e vi. ano passado foi muito melhor pra gente moto taxista a economia...

    ResponderExcluir