2014: o que os números indicam?
Por Edir Veiga
Publiquei a primeira enquete sobre as intenções de votos para as eleições do ano vindouro. Tracei vários cenários, tentando antecipar tendências a partir da emergência de nomes tendo os partidos como seus pontos de partidas.
A pesquisa evidenciou que o PMDB volta a ser uma das duas forças centrais da política paraense, desde as eleições de 1998, quando Jáder polarizou a disputa com Almir Gabriel. O PT passa, a partir desta eleição a ser coadjutor na política paraense.
Como o centro da política petista é a reeleição da presidente Dilma, os eleitores à esquerda deverão ter como única opção de primeiro turno o PSOL, que poderá crescer bastante caso venha a apresentar um nome competitivo.
Esta sondagem das intenções de votos deu um choque de realidade nos arraiais tucanos, em especial no palácio dos despachos, que deverá vestir, a partir de agora, a sandália da humildade, se quiser unificar o PSDB e construir uma ampla coalizão partidária. O entourage do governador parece que vinha construindo cenários dourados perante o chefe do executivo. Estes não devem ter ficado nada satisfeito com minha enquete estadual.
Para o senado ficou claro de que a disputa está em aberto. Mário Couto e Sidney Rosas devem dividir as forças e o orçamento tucano. Já PMDB e PT têm todas as possibilidades de virem a eleger Paulo rocha, a partir do interior do estado. Jefferson Lima deve ter boa votação na região metropolitana, e Dudu deve vir mesmo para a disputa proporcional, a não ser que o planalto decida ao contrário, e resolva lança-lo ao governo, pelo PTB, para dividir ainda mais a base de voto na região metropolitana.
Não tenho nenhuma dúvida, caso a oposição ao palácio dos despachos venha a rachar os votos na região metropolitana, dificilmente o PSDB e sua coalizão conduzirão Simão Jatene para um terceiro mandato.
Mas como eu sempre digo e repito, um governador que concorre a reeleição é sempre um osso duro de roer. Estas eleições deverão ser a mais sectarizada, desde a eleição de 1990 que relegeu Jáder em disputa com Sahid Xerfan. O nível da campanha poderá atingir os apartamentos das minhocas.
Transcrição: Bilhetim
0 Comentários