Em Maracanã: Elogio ou bajulação, qual a diferença?
Os brasileiros precisam aprender que o trabalho (as obras) realizado pelos poderes públicos, em qualquer instância, seja ela municipal, estadual ou federal, não são favores concedidos, mas sim obrigação! Afinal, nossos representantes políticos se colocaram à disposição ao disputarem um cargo eletivo e principalmente, são muito bem remunerados para fazer tais trabalhos.
Nos últimos meses vemos frases, fotos no Facebook agradecendo aos políticos por esta ou aquela obra, e até mesmo por um bebedouro. Um cidadão comum, como eu ou você, deveria saber e entender que reformar ou equipar uma escola, asfaltar uma rua não são doações de politico algum, trata-se do cumprimento de seus deveres, afinal, o dinheiro utilizado para investimento em infraestrura não saiu do bolso dos políticos e sim dos impostos que todos nós brasileiros pagamos.
Volta e meia aparecem nas redes sociais frases e dizeres agradecendo a políticos por suas generosidades. O mais interessante é que vemos até pessoas que estudaram e se formaram se expressando em forma de bajulações. O que leva uma pessoa que estudou, um ser culto, achar que tem a necessidade de bajular alguém, até mesmo um político?
Pois eu respondo: nenhuma!!!
Para quem não sabe elogio e bajulação são coisas muito distintas.
O elogio é o Reconhecimento sincero a alguém, e não se espera nada em troca.
Já a Bajulação é Insincera, falsa, é típica de pessoas interesseiras, ou que não tem nada a acrescentar. Na bajulação também cabe exageros propositais.
A bajulação não é um reconhecimento, pois sempre vem acompanhada de uma segunda intenção ou uma crítica a pessoas ou oposições.
Como arrancar isso de nossa sociedade? Não tem jeito, é como erva daninha, cresce com o vento. A única maneira de estancar a bajulação é a HUMILDADE, mas parece que hoje em dia, ela está bem pouca PRATICADA.
Na minha trajetória profissional tive a oportunidade de trabalhar com dois prefeitos, e foram em cargos que eu poderia me vangloriar. Mas nunca me senti na necessidade de bajular alguém e nem discutir política com nenhuma pessoa, pois eles confiaram o cargo a mim pela minha competência.
Vamos fazer um balanço político deste início de 2013. Jogue no liquidificador Interesses da população, benefícios e auxílios, projetos que visem o bem comum, adicione um pouco do trabalho dos vereadores, triture bem e depois sirva à população. Bom o resultado deveria ser: Desenvolvimento Socioeconômico.
Por quê? Porque o Desenvolvimento Socioeconômico é o desenvolvimento que foca na melhor qualidade de vida das pessoas. O principal marcador desse desenvolvimento é o IDH(índice de desenvolvimento humano). Mas certamente o resultado não será esse!
Mas alguns dirão: E os avanços do governo Dica? Ora, meus amigos, são poucos e não passam de obrigações.
0 Comentários