Era 1984, eu estava na "flor da idade" com 16 anos e fui à Avenida Primeiro de Dezembro, hoje João Paulo II, na capital paraense para um evento que marcou minha vida, uma verdadeira multidão que nunca tinha visto: era o comício em prol das eleições diretas no Brasil. O tempo passou, já vi muitos movimentos, vi e vivenciei a primeira eleição para presidente da república em 1989. Levei minha filha num comício de Lula presidente em 1998, vi muita coisa!
Agora, fazia tempo que não via nada igual, creio que desde os "cara pintadas" da era Collor, nada parecido havia ocorrido no Brasil. As manifestações dos últimos dias têm algo diferente, vi nos olhos dos jovens novamente a esperança, a vontade, a fé no futuro. É verdade que no meio de milhares de pessoas, estão - como sempre estiveram - aqueles que tendenciam pelo vandalismo. São poucos, seguramente, eles sempre fizeram parte da história desta forma. Deixemos a violência que não leva a nada e vamos focar no principal: o desejo da juventude por mudanças. Mas, que mudanças? São vários recados que ficam no ar: ética na política, aumento de passagens sem ouvir à população, somente dinheiro público na copa, insegurança. Bem, são tantos temas. Na nossa capital, a lentidão do BRT também está no meio. Além de onze capitais, municípios como Foz do Iguaçu, Juiz de Fora, Londrina e Indaiatuba também fizeram protestos, sinal de que as manifestações pacíficas chegarão ao interior.
Vamos lá, Juventude!
Eu acredito é na rapaziada!
Adicionar legenda |
1 Comentários
OS REAJUSTES DAS PASSAGENS FOI A GOTA D'AGUA!
ResponderExcluirAS ALTAS DOS ITENS DA CESTA BASICA, FALTA DE INVESTIMENTOS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICA. OS R$0,20 CENTAVOS NÃO REPRESENTAM O VALOR EM SI, MAS A MAU PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, SENDO QUE AGENTE TA PAGANDO 80% DOS BILHÕES DAS HIDRELÉTRICAS, ESTÁDIOS, TRASPOSIÇÃO E OS BRT'S DA VIDA COM AS PESADAS CARGAS TRIBUTÁRIAS ENRIQUECENDO, EMPRESÁRIOS QUE DÃO OS 10% OU 20% AOS POLITICOS, DAS LICITAÇÕES GANHAS, PRATICAS ESSAS, QUE COMEÇAM DE LÁ DE BRASILIA CHEGANDO ATÉ NOS MUNICIPIOS PEQUENOS COMO MARACANÃ,SE NÃO NAS LICITAÇÕES, MAS COMPRANDO APOIO DO LEGISLATIVO. OS QUAIS NÃO FAZEM NADA.SÓ GOZAM DO DINHEIRO QUE DEVERIA TA COMPRANDO EQUIPAMENTOS E OU SERVIÇOS DE QUALIDADE PARA HOSPITAIS E ESCOLAS..E NÃO PRO USO DO BELPRAZER DE POUCOS..ENQUANTO O POVO ENFRENTA FILAS IMENSAS DE ESPERAS NAS PORTAS DE HOSPITAIS; JUSTAMENTE POR OS GESTORES FAZEREM ECONOMIAS COM QUE TRARIA BENEFICIOS AO POVO;PRA ENCOMENDAR APOIO, COMO POR EXEMPLO: EVITAR UMA CPI.ALGUNS R$ MIL NÃO FAZ MAL A NINGUÉM...ENGANA-SE! FAZ SIM AOS QUE MORREM A ESPERA DE ATENDIMENTO. CUIDADO ISSO PODE ACONTECER COM SEU PAI,MÃE,ESPOSO(A)OU SEU FILHO.CASO PRECISEM DE SUPORTE BÁSICO E NA HORA "H", CADÊ?, REFLITAM ANTES DE SE DAR BEM COM USO DESSAS PRATICAS (CRIMES). DEPOIS NÃO QUEREM Q O POVO SE MANIFESTE. ASS:POVO