A escola Ezequiel Lisboa, do município de Maracanã, a primeira unidade escolar climatizada na região do salgado em 2010, transformada também num ponto turístico com jardins, fachada barroca e janelas transparentes em blindex possibilitando o registro de fotografias tendo como fundo o belo rio Maracanã, o que se tornou um costume para os visitantes que adotaram o local como cartão postal.
Hoje, os estudantes matriculados na maior escola do município de Maracanã estão vivenciando uma situação inusitada: continuam sem aulas e não sabem mais a quem apelar, fato nunca ocorrido anteriormente. Seus pais e mães buscaram reunir com as autoridades municipais, mas o tom foi de desculpas, apontamento de problemas no telhado, que aliás, é de madeira e necessita de manutenção permanente, o que sempre foi e será feito. Nenhuma medida foi tomada com vistas a locação de um espaço para assegurar o início do ano letivo, enquanto acontece a conclusão dos reparos, apelidados pelo povo de "mocotó" no telhado da escola.
A preocupação tem fundamento: as escolas que tiveram o ano letivo iniciado em 05 de março passado, sem a inclusão de sábados letivos, terminarão suas atividades curriculares no dia 12 de fevereiro de 2014
(previsão) sem prejuizo para os alunos.
Segundo a legislação constante na LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional - e nas resoluções do Conselho
Estadual de Educação, há necessidade de 200 dias letivos no mínimo para cada ano.
No caso da Escola Ezequiel Lisboa, com previsão de inicio do ano letivo para 02 de Maio, sem
sábados incluídos e sem
prejuízo para os alunos, a data estimada para conclusão das aulas será de 10 de abril de 2014, já comprometendo os anos seguintes e dificultando para os alunos que terão transferências para outros estabelecimentos de ensino. É importante considerar que o ano de 2014, inclue Copa do Mundo, quando o número de aulas diminue por contas de jogos da seleção brasileira.
A obra do telhado que dura mais de 100 dias - Imagem Blog do Elton |
Sala de aula com central de ar sendo vistoriada pela prefeita que luta contra o telhado por mais de 100 dias - Imagem: Blog do Elton |
0 Comentários