A população da Cidade Modelo do Pará parou para prestar suas últimas homenagens ao ex-governador do Estado, Almir Gabriel. O enterro ocorreu no túmulo da família Gabriel, por volta das 12h10, no cemitério de São Francisco, no bairro do Cristo Redentor.
O cortejo que conduziu o corpo de Almir Gabriel iniciou, em Belém, por volta de 9h20 desta quarta-feira (20). O Corpo de Bombeiros transportou o ex-governador em carro aberto em uma viatura. Nela foi exposto um banner com o texto: "Obrigado Dr. Almir Gabriel. Seu nome entra para a história. E fica para sempre em nossos corações".
O ex-governador recebeu muitas homenagens no decorrer do trajeto e em Castanhal, uma verdadeira força-tarefa foi montada para receber o corpo de Almir Gabriel. O prefeito da cidade, Paulo Titan, que organizou todos os preparativos para receber o cortejo e decretou luto oficial de três dias no município, ressaltou que o momento é de extrematristeza, pois, Almir Gabriel representava muito para Castanhal, não só como "filho", mas, pelo muito que fez pela cidade e pelo Pará. "É uma perda irreparável. Castanhal deve a Almir Gabriel muitas obras importantes. E o estado do Pará deve muito mais pelas grandes obras estruturais que ele fez. Ele ainda imprimiu um modelo de ética, honradez e moralidade no serviço público", declarou.
Ainda de acordo com Paulo Titan, em Castanhal, Almir Gabriel fez obras relevantes. Ele garantiu a indenização da Praça do Cristo, área que hoje é o principal cartão postal da cidade e abriga o monumento do Cristo Redentor. Além disso, o ex-governador ainda construiu a Transapeú, obra que interligou o Distrito de Apeú ao núcleo urbano de Castanhal, e construiu a Praça do Estrela, outro cartão postal da cidade que também abriga a antiga Maria Fumaça, trem que possibilitou o desenvolvimento de Castanhal e região nordeste do Pará.
O vice-prefeito Milton Campos disse que o Pará perde, de sua história recente, o seu maior político. "Almir era um visionário, um homem a frente do seu tempo e, que, fez um novo momento político na história do Pará. Ele ensinou que a política precisa ter ética, ter responsabilidade e ter compromisso. Ele sabia ser governo e também sabia ser oposição. Ele se preocupou com a integração do Estado", ressaltou Milton.
Almir Gabriel foi sepultado ao lado dos túmulos de nove parentes: o pai Ignácio Koury Gabriel, a mãe, dona Palmira, os irmãos Terezinha, Maria Tereza, Jandira, Inácio Filho e Alfredo e os sobrinhos Sílvio e Telma.A sepultura de Almir Gabriel recebeu revestimento em granito Café Imperial.
Um dos filhos do ex-governador, Almirzinho Gabriel, cantou a música "carinhoso", uma das prediletas de Almir. Na despedida inúmeras autoridades prestaram suas últimas homenagens ao grande político, entre elas, senadores, deputados, secretários de governo e correligionários. Dois helicópteros lançaram pétalas de rosas sobre o cemitério. O sepultamento foi marcado pela emoção e encerrou por volta das 13h.
Divania Batista (Coordenadoria de Comunicação PMC)
0 Comentários