Maracanã é assim! *
| # | 
Maracanã é bela, tem história, cultura, tradição. Uma cidade para ser curtida de todos os jeitos por moradores e turistas. O casario antigo é um espetáculo, arquitetura temperada com azulejos portugueses. Na orla, o prédio que funciona como a Escola Ezequiel Lisboa -revitalizada recentemente - traduz um pouco do tempo da escravidão, das senzalas, dos porões, das casas grandes das fazendas. Dali fugiram os primeiros escravos para criar o quilombo na antiga vila Chata, a atual e bela "Martins Pinheiro". São muitos prédios, entre eles a casa de 13 janelas do Mimo, os belos casarões da família Botelho. Maracanã tem uma extraordinária história de quase 360 anos.
A comida é simplesmente maravilhosa: peixes, frutos do mar são opções em abundância, isso sem falar na nossa pescadinha gó, um peixe encandalosamente delicioso que pode ser assado na hora, num improviso chamado por todos nós de "Avoado". Bacuri, murici, mangaba, o tacacá da tarde, o carimbó do novo Zimba, o reggae do tabuado, o luar pra assistir e refletir no "Tiro-e-queda". Enfim, são sabores, cores, ritmos e muitos amores. Maracanã é assim!
Na sua costa estão as melhores praias do Pará -A praia da Princesa é um pedaço charmoso do Oceano Atlântico bem ali na Ilha de Maiandeua,  onde você também encontra a Fortalezinha, a Camboinha com seus camarões de quebrar qualquer dieta e ainda pode atravessar passando pelo Mocooca e sentir um dos mais fortes ventos logo ali na vila do Quarenta e sua linda praia do Amor.
Do outro lado, Penha com sua fartura de peixes e Vila do Mota, com sua praia da Marieta - uma faixa de areia que chega a 32 quilometros - para se deliciar das belezas do mar aberto e ficar "bebericando" nas sombras dos frondosos cajueiros, os maiores que já vi.
Aqui em Maracanã tem paz, tem calor humano, tem fé, tem Círio de Nazaré - uma festa religiosa que reúne as familias. Tem Igarapés como o do Jacó, um banho frio relaxante que parece que sua alma também mergulha para encontrar a essência da natureza e no retorno, aquele caranguejo "toc toc". Tem o igarapé do Ceará, sob as copas de árvores que retratam muito bem o que é a Amazônia. Devemos estender o passeio a um fenômeno da natureza - um grande campo de mangabeiras naturais espalhadas como um verdadeiro presente de Deus.
Às vezes é tempo de gó, tempo de açaí, tempo de pescar, tempo de "bodó", tempo de festejar São Miguel, São Bené e nossa Santinha; tempo de caju e de mexilhão. Agora é tempo de festa, de folia, mascarados, blocos, arrastões de alegrias. Maracanã tem um dos melhores carnavais de toda essa região, são motivos para que você venha pra cá. No carnaval, traga sua fantasia, sua energia, sua magia e vem brincar conosco. E para que você fique bem a vontade, lembro que Maracanã tem um povo educado, hospitaleiro e que está de braços abertos para te receber.
No Carnaval, vem pra cá. Maracanã é assim!
| Imagem - Zezinho Lua Cheia | 
* Ícaro Gomes é Pedagogo e blogueiro
# Outras imagens - Júlio Cézar Chagas
Comentários
Postar um comentário