"Mais vale a educação do que o castigo"

O Blog "Maracanaense.com" noticiou a participação de educadores de 23 municípios - incluindo Maracanã - na cidade de Capanema para a formação no "Pacto pela alfabetização na idade certa", um programa do governo federal nascido de um modelo implantado pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Os resultados são extraordinários e assegurou as melhores notas ao estado que criou o programa nas ferramentas de avaliações do MEC. Até ai tudo bem e muito bonito - formação para garantir melhorias na educação do município.

O problema

No mês de Setembro de 2012, a secretaria de educação de Maracanã inscreveu junto ao Ministério de Educação os educadores que prepararam-se para a formação e obedecendo o requisito básico de ser concursado. Convocados para o início da formação agora na segunda-feira, quando chegaram no município de Capanema, já estavam presentes outros profissionais de Maracanã escolhidos por critérios nada "republicanos" para realizar o curso em substituição "na marra" aos inscritos regularmente. A coordenação do Ministério da Educação (MEC) não aceitou a oficialização da perseguição imposta pela prefeita de Maracanã e impediu a substituíção dos professores concursados, permitindo tão somente a troca da coordenadora.
Para a sorte dos educadores o Ministério não acata a intençoes claramente políticas em detrimento da qualidade na educação.

O pão que o diabo amassou

Em retaliação aos professores que foram mantidos no curso de formação pelo MEC, a Prefeitura de Maracanã resolveu cortar as diárias previstas para custear as despesas na locomoção, estadia e alimentação. Para deixar bem mais consolidada a perseguição a iluminada prefeita autorizou o pagamento de todas as depesas dos profissionais que estão assistindo o curso sem a devida inscrição e sem credenciamento, mas estão bem instalados e bem alimentados no Hotel Central - um dos maiores de Capanema.
Assim, os professores concursados de Maracanã que estão devidamente inscritos no curso do MEC foram acolhidos por professores de Capanema que solidários ofereceram espaço em suas casas e outros estão de favores em quartos pagos por prefeituras de outros municípios. Na alimentação e despesas de passagens estão utilizando recursos de seus salários.

Perseguição desavergonhada

Perseguir professores é uma vergonha, demonstra ausência de caráter, falta de personalidade, principalmente quando parte de alguém que também é professora, colega de profissão e que no momento exerce o cargo de prefeita. Em casos assim, não podemos calar e praticar a omissão. É hora de gritar sim! Castigar professores fazendo-os passar necessidades longe de suas casas, sendo agasalhados pelos favores de gente sensível de nossa região, parece-nos o fim do poço para quem deseja o ápice do sucesso.
É por tudo isso que saimos deste post com a impressão de que o ATUAL GOVERNO É O MAIS NEPOTISTA E O MAIS PERSEGUIDOR EM 720 ANOS DA HISTÓRIA DE MARACANÃ - 360 QUE VÃO SE COMPLETANDO E 360 QUE AINDA VIRÃO.

 

Postar um comentário

0 Comentários