É do nordeste paraense a representante na categoria POEMA das Olimpíadas de Língua Portuguesa que vai para as finais da regional norte/nordeste do Brasil em Fortaleza-Ce. A aluna é Íris Vitória, cursando o 5° ano da escola "Dentinho de Leite", no município de São Miguel do Guamá. Íris participará da oficina regional no período de 20 a 22 de novembro, acompanhada de sua professora orientadora Jandira Cristo, mãe de nossa companheira Fernanda Cristo, aqui do BLOG.
O Ministério da Educação está custeando as passagens aéreas e estadia em Fortaleza, e também ofereceu para a professora e aluna dois tablets. Classificando-se, a dupla segue para a finalíssima nacional, em Brasília-DF.
 |
Íris Vitória e o poema |

 |
Íris Vitória e professora Jandira Cristo
TEXTO SELECIONADO PARA A SELETIVA REGIONAL DAS OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Os causos do meu Guamá
Em São Miguel do Guamá Existem conto para escutar Lendas para falar Pessoas para contar
Tem a mulher da teta grande
Uma lenda muito legal Ela pegava os homens Dava seu leite fatal
Os homens quando lá passavam Vinham para a cidade fazer compras Voltavam embriagados Com os braços e pernas bambas
Tem a lenda das três lambadas Ela é fácil de contar Era um homem que ficava na rua Dava três lambadas sem parar
As seis horas da tarde Seria impossível passar por lá Com o homem do chicote Quem passaria sem apanhar?
A lenda da cobra grande Ela vivia as margens do rio Guamá Onde ela era vista Pelos pescadores do lugar
Um dia o barco afundou Ela saiu daquele lugar Foi para o colégio E saiu pela enchente a circular deixando seu rastro Por todo Guamá
A lenda do bode do sesp velho Aparecia ficava lá Assustando todo mundo Ninguém queria passar por lá
O bode assustava as crianças Que brincavam naquele local Por mais coragem que tivessem Sempre vinham a passar mal
Os causos Guamaenses São belos contar Se você quer conhecer Venha pra São Miguel do Guamá
Os causos são fantasias Venha embarcar nessa também Isso tudo dá um medo Conheça os contos você também.
Autora: Iris Vitória Professora: Jandira Cristo dos Santos
|
0 Comentários