Tragédia ocasionada por ventos fortes em maracanã

Uma sequencia de 3 minutos de ventos fortíssimos ocorreu ontem no município de Maracanã. Um fenômeno - provavelmente um tornado - fez estragos em várias localidades do município, causando a morte da adolescente Agda Alcantara, filha do lider comunitário da Vila São Benedito KM 19 Antônio Grude e da professora Josy.
A ocorrência natural seguiu pelas margens do Rio Caripí, atingindo parcialmente a Vila do KM 17 da estrada PA 127 e de forma mais elevada na vila da Serraria, às margens da estrada de Magalhaes Barata.
No KM 19 da estrada velha, os ventos atingiram uma árvore andirobeira que se precitou violentamente ao chão atingindo a adolescente Agda que corria assustada pelos estrondos saindo de um banho no igarapé da Virola naquela vila. O Velório acontece neste momento e tem o sepultamento da vítima previsto para às 10 horas da manhã, centenas de amigos, familiares estiveram durante toda a tarde para prestar solidariedade à familia.
                                             Estragos na Vila de Serraria
Para quem chega no local, imagina um cenário de destruição igual as cenas filmes hollydianos. Na Vila, várias casas foram destelhadas, árvores imensas arrancadas, o prédio da sede comunitária veio integralmente abaixo e o salão paroquial desabou parcialmente. Na Igreja Assembleia de Deus, o telhado voou e quando o pastor Jonas, 38 anos, realizava pela manhã os reparos caiu do telhado e está internado no hospital Metropolinato em Belém do Pará.
As fazendas da região tiveram currais e árvores lançadas à distância. Segundo o lider daquela vila, Mário Pinto "o barulho foi muito grande e os ventos pareciam que iriam arrancar todas as casas". O Prefeito Tinô dos Santos esteve na Vila visitando às familias e vendo de perto a situação das construções atingidas, além da solidariedade, ofereceu por meio da Ação Social da Prefeitura, 10 mil telhas de barro para o retelhamento das casas e mais 100 unidades de telha de brasilit para reforma do salão paroquial e da sede comunitária.
Veja nas imagens:
Coqueiros tiveram suas palhas arrancadas

A sede comunitária não resistiu e desabou



Cercados foram destruídos pelos ventos


Árvores atingiram as construções

A força do vento retratada na imagem da árvore


A sede foi totalmente ao chão


A mangueira foi violentamente sacada da terra












Prefeito Tinô vistoriou a área e tomou providência de ajuda às famílias


A casa de farinha foi lançada no chão


construções reviradas pelo vento










Os açaixeiros não resistiram aos ventos

O coqueiro foi arrancado causando medo nas pessoas que estavam na casa








Na Igreja, o pastor foi vítima após subir para fazer reparos


Telhas de amianto também foram sacadas





No KM 19, a andirobeira atingiu adolescente

O Igarapé da Virola no KM 19 foi palco de tragédia

Postar um comentário

0 Comentários