Dados sobre gestão fiscal



A matéria publicada no jornal O Liberal, no último domingo 08, sobre a gestão fiscal dos municípios traz dados importantes para os municípios do estado do Pará. Vamos avaliar a questão do município de Maracanã, posicionado no número 102, dos 143 municípios do Pará. Realmente o município por toda a sua história nunca teve um projeto arrojado para melhorar sua situação fiscal, tendo sido fragilizado na receita própria que quase inexiste.
Começa pelo IPTU - o Imposto Predial e Territorial Urbano que nunca foi lançado, mesmo em função da vias públicas que só vieram a melhorar a partir do ano 2000. Sem lançamento, até hoje, a arrecadação do tributo é zero.
Outros tributos como ISSQN - Imposto sobre serviços de qualquer natureza, ITBI, Alvarás e  Taxas são cobrados timidamente, visto que o comércio da sede e das praias - especialmente Algodoal - agora que começa a mostrar sinais de recuperação e desenvolvimento.
Na área comercial, o município ganhou novas lojas de materiais de construção, duas redes de móveis e eletros (Jomóveis e Paraíba) se instalaram  na sede do município. Muitos hotéis e pousadas foram construídos, agências do Bradesco, a chegada do banco postal. Enfim, há sinais claros de desenvolvimento que vão culminar com um bom planejamento do futuro fiscal do município de Maracanã.

Carlos Evandro - articulista politico

Postar um comentário

0 Comentários